



Tradição nas comemorações de Carnaval de Manaus, o Concurso de Fantasia Adulto, realizado, em Manaus, pela Secretaria de Estado da Cultura, atraiu um público diversificado que lotou o Teatro Amazonas na noite de ontem, domingo (15), com os artistas que concorreram aos prêmios, que somavam R$ 60,5 mil, apresentando fantasias criativas e luxuosas nas categorias Melhor Idade, Originalidade e Luxo (feminino e masculino), Melhor de Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira e Melhor Máscara.
Os vencedores na categoria Melhor Idade foram, Marilda Nascimento dos Santos (1º lugar), com a fantasia “Paquita”; Elizabeth Pimenta do Vale (2º lugar), com a fantasia “Bela Rainha do Carnaval”; e Darci de Paula Modesto (3º) com a fantasia “Guaraná, fonte de juventude”.
Na categoria Originalidade Feminino as vencedoras foram: Idonete Barbosa de Oliveira (1º lugar) com a fantasia “Madame Butterfly – homenagem à Colônia Japonesa no Amazonas”; Priscila Carla Uchôa do Nascimento (2º Lugar) com a fantasia “Sagrado Profano”; e Elivane Colares Almeida (3º Lugar) com a fantasia Cleópatra – A Rainha do Egito.
O primeiro lugar na categoria Originalidade Masculino ficou com Fábio Paz de Almeida que trajou “Orgulho de Ser Amazonense”; o segundo lugar foi para Claudio Roberto Moreira com a fantasia “Tributo para Ayrton Senna” e o 3º Lugar consagrou Walter Paulo Neto, que se inspirou no tema “Os comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento. Sou o Dr. Sou Riso, levando alegria, humor e humanização”.
Ariane da Silva com a fantasia “A Dona do Apocalipse” ganhou o primeiro lugar da categoria Luxo Feminino; Selma Barroso de Araujo com a sua vestimenta de “Colibri Real” ficou em segundo lugar; e o terceiro lugar foi para Gabriele Freitas de Almeida com a fantasia “Deusa das Construções Arquitetônicas.
Na categoria Luxo Masculino o primeiro lugar, na opinião dos jurados foi para José Machado de Souza com a fantasia “A Realeza dos Lagos”; Glaidson Gomes foi o segundo colocado com a fantasia “Paz e Liberdade a Este Nosso Planeta Terra”; e o terceiro colocado foi Marcos Antônio de Souza Matos com “Sintonia Fauna e Flora”.
O prêmio para Melhor Máscara foi para Aurilena de Almeida Cerdeira que se inspirou no tema “Chamas do Amor”.
Os premiados na categoria Mestre Sala e Porta Bandeira foram: Walmir B Souza Junior e Liliane Coêlho Ferreira Nascimento (1º lugar), representado a Escola de Samba A Grande Família com a fantasia “Elemento de Fogo”; Almir Nascimento e Sarah Cristhianne Nascimento de Moura, representando a Escola Aparecida com a fantasia “Amazônia, a Fauna em seu Esplendor, Clama pela Preservação da sua Biodiversidade”; e o terceiro lugar foi para James Paixão da Silva e Magda Carvalho, da Sem Compromisso com a fantasia “Shuy Shy Mushuw”.
O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, destacou a criatividade das fantasias apresentadas no domingo e frisou a importância que o Governo do Amazonas deu aos eventos carnavalescos no Teatro Amazonas. “O Governo estimula os artistas das fantasias a levar a sua arte e expressão para esse templo da cultura popular que é o Teatro Amazonas”, disse.