Força Nacional garantirá segurança na Terra Indígena Tenharim Marmelos, no Amazonas

Reprodução/Agência Brasil

A Força Nacional será responsável pela segurança e manutenção da ordem pública na Terra Indígena Tenharim Marmelos, localizada no sudoeste do Amazonas, entre os municípios de Humaitá e Manicoré. A autorização para a operação foi assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e publicada no Diário Oficial da União. Ainda não foi definida a data para o início das atividades.


A ação integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) e contará com a colaboração dos órgãos de segurança pública estadual e da Polícia Federal. A Força Nacional prestará apoio aos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), com base no planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e na infraestrutura fornecida pelo órgão demandante.

A Terra Indígena Tenharim Marmelos, habitada pelo povo Tenharim da família Tupi-Guarani, abrange 741 pessoas e está localizada às margens do Rio Marmelos, afluente do Rio Madeira. A região é cortada pela rodovia Transamazônica (BR-230), fundamental para o transporte de produtos locais e o abastecimento das aldeias.

Fonte: g1

Artigo anteriorOnda de calor deve persistir por mais uma semana no Brasil
Próximo artigoPrefeito em exercício Jander Lobato acompanha fase final da nova drenagem profunda na Av. Maceió

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui