
A Força Nacional será responsável pela segurança e manutenção da ordem pública na Terra Indígena Tenharim Marmelos, localizada no sudoeste do Amazonas, entre os municípios de Humaitá e Manicoré. A autorização para a operação foi assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e publicada no Diário Oficial da União. Ainda não foi definida a data para o início das atividades.
A ação integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) e contará com a colaboração dos órgãos de segurança pública estadual e da Polícia Federal. A Força Nacional prestará apoio aos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), com base no planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e na infraestrutura fornecida pelo órgão demandante.
A Terra Indígena Tenharim Marmelos, habitada pelo povo Tenharim da família Tupi-Guarani, abrange 741 pessoas e está localizada às margens do Rio Marmelos, afluente do Rio Madeira. A região é cortada pela rodovia Transamazônica (BR-230), fundamental para o transporte de produtos locais e o abastecimento das aldeias.
Fonte: g1