Forças ucranianas libertam vila de Donetsk, dizem militares

Foto: Reprodução

As forças ucranianas libertaram a vila de Torske, perto de Lyman, na região de Donetsk, no domingo (2), à medida que se aproximam de retomar a região de Luhansk, segundo os militares ucranianos.

Serhiy Cherevaty, porta-voz do Grupo Oriental das Forças Armadas da Ucrânia, disse na televisão nacional que as forças ucranianas estão atacando unidades militares russas na cidade de Kreminna, em Luhansk, “com fogo”.

“Para eles (ocupantes russos), agora é muito importante manter Kreminna. Depois de vencer Kreminna, as Forças Armadas da Ucrânia irão para Svatovo, Rubizhne, e mais adiante poderão libertar a região de Luhansk“, disse Cherevaty, acrescentando que eles também seriam capazes de recuperar Severodonetsk e Lysychansk caso reconquistem o controle de Kreminna.

Zelensky elogiou os avanços

Os últimos ganhos da Ucrânia vêm depois que a importante cidade de Lyman, em Donetsk, foi libertada pelas forças ucranianas no fim de semana.

No entanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no domingo que os sucessos militares da Ucrânia não se limitaram a Lyman. Em seu discurso noturno à nação, Zelensky disse que uma parte substancial dos relatórios de guerra que ele recebe estão relacionados com uma lista crescente de assentamentos ucranianos recentemente libertados.

“Pelo menos duas vezes por dia – de manhã e à noite – recebo relatórios de nossos militares. Esta semana, a maior parte dos relatórios é a lista de assentamentos libertados do inimigo como parte de nossa operação de defesa”, disse Zelensky. “A história da libertação de Lyman na região de Donetsk agora se tornou a mais popular na mídia. Mas os sucessos de nossos soldados não se limitam a Lyman”.

Zelensky também elogiou a libertação dos assentamentos de Arkhanhelske e Myroliubivka na região de Kherson por soldados da 129ª brigada da Ucrânia.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui