Forte terremoto no México, deixa 26 mortos e gera alerta de tsunami

USGS registrou tremor de magnitude 8,1/Foto: Divulgação

Forte terremoto de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do México no final da noite desta quinta-feira (7), informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra sismos em todo o mundo. O número de mortes confirmadas chegou a 26, dos quais 20 em Oaxaca.


O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu alerta de possíveis ondas gigantes de até 4 metros de altura para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

O sismo sacudiu quase todo o México e foi sentido em vários países da América Central.

Mortes

Ao menos três pessoas morreram no estado mexicano de Chiapas, informou o governador Manuel Velasco, todas soterradas dentro de uma casa na cidade de San Cristóbal. Ele também pediu aos moradores da região costeiras que deixem suas casas ante o risco de tsunami.

O governador de Tabasco, Arturo Núñez, reportou a morte de dois menores de idade.

O governador de Oaxaca, Alejandro Murat, afirmou que tremor deixou feridos em um hotel de Istmo de Tehuantepec.

A agência de proteção civil do México informou que o terremoto foi o mais forte a atingir o país desde o devastador tremor de 1985 que derrubou edifícios e matou milhares.

USGS registrou tremor de magnitude 8,1/Foto: Divulgação

Presidente

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu a população que é provável que nas próximas 24 horas aconteça una forte réplica. “´Precisamos estar mais atentos, pois a réplica pode superar magnitude 7”, afirmou.

Doze Réplicas de magnitudes – as mais fortes com magnitude 4,3, 4,5, 5,7 e 6 – ocorreram poucas horas depois na mesma região do terremoto principal.

Cidade do México

Na Cidade do México, moradores deixaram seus imóveis e correram para as ruas em pijamas. Alarmes soaram após o tremor.

O chefe de governo da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, disse à “Televisa” que foi ativado protocolo antiterremoto pouco após o forte tremor e que falta energia elétrica em algumas regiões. O Metro e o Aeroporto Internacional estão em operação.

O epicentro do terremoto foi localizado a 119 km de Três Picos, região de fronteira com a Guatemala, a uma profundidade de 33 km.

Mapa do USGS mostra local do terremoto na costa do México /Foto: reprodução / USGS

Guatemala

O tremor também foi sentido na vizinha Guatemala, onde autoridades informaram que o terremoto feriu pessoas e destruiu casas no departamento de San Marcos, fronteira com México. O governo está deslocando militares para a região.

Fonte: G1

Artigo anteriorGoverno vai adiantar parcela do abono salarial dos professores
Próximo artigoMeninas secundaristas do Brasil discutem machismo nas escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui