Fórum de Jovens entrega carta aberta sobre Manaus à ALEAM

Deputado Josué Neto recebe carta aberta do Fórum de Jovens/Foto: Elisa Maia

Josué Neto conversa com representantes do Fórum/Foto: Elisa Maia

O deputado Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), recebeu na manhã de ontem, quarta-feira (26), uma carta aberta do presidente do Fórum de Jovens Líderes do Amazonas, Luiz Eduardo Leal, contendo o resultado de uma pesquisa realizada com 1.900 cidadãos de Manaus sobre os principais problemas enfrentados pela população da cidade, cujo resultado indica oito principais áreas que são problemáticas e que causam prejuízos aos habitantes da capital.

No encontro com a comitiva de jovens líderes, o presidente Josué Neto aceitou o convite para que a Assembleia Legislativa se torne uma instituição participante do Fórum, e disse que os problemas detectados, junto aos vários segmentos da população são exatamente os mesmos que são debatidos diariamente no plenário e nos auditórios da Casa, tanto nas sessões plenárias dos deputados quanto nas reuniões e audiências públicas.

Diante dos temas trazidos pelos membros do Fórum, o deputado Josué Neto propôs uma Audiência pública, onde os segmentos representados possam se pronunciar e debater cada assunto, e indicou os espaços de reunião da Assembleia Legislativa para encontros e eventos relativos às propostas apresentadas na carta entregue pelo líder do movimento.

De acordo com Luiz Eduardo Leal, o Fórum de Jovens Líderes reúne cerca de 30 entidades similares, com uma formação plural oriunda das mais diversas entidades, e se constitui por grupos que, se somados representam milhares pessoas, tendo por conseguinte, ampla reverberação em suas ações, principalmente através das mídias sociais.

Em relação à pesquisa que resultou na carta aberta, a coleta dos dados utilizou os meios tradicionais, com pesquisadores em campo e com a utilização das mídias sociais e formulários eletrônicos. Para surpresa dos organizadores, a população participou ativamente, e num período de pouco mais de 40 dias, foram coletados quase 2.000 depoimentos, com mais de 5.000 respostas à pergunta: Quais são os três principais problemas de Manaus?

Após a triagem das respostas dadas aos pesquisadores do Fórum, foram selecionados oitos principais problemas, dentro dos princípios dos Objetivos do Milênio da ONU: 1 – Transporte público; 2 – Segurança; 3 – Trânsito; 4 – Saúde; 5 – Estrutura das vias; 6 – Educação formal; 7 – Saneamento básico; 8 – Infraestrutura. A partir desse apanhado, o Fórum pretende mobilizar entidades e pessoas no sentido de promover ações e projetos no sentido da solução dos problemas.

Artigo anteriorProjeto Economia Solidária pode ter ‘acordado’ prefeita de Airão
Próximo artigoPesquisa indica queda da popularidade do governo Dilma