
Com foco no desenvolvimento ecológico, econômico e social, a edição de 2024 do French Tech Summit São Paulo reuniu na capital dezenas de convidados, entre players do ecossistema e potenciais investidores de Brasil e França. Com foco no avanço das práticas sustentáveis e no papel transformador das tecnologias, o encontro se consolidou como um ponto de convergência para a geração de negócios e a promoção de iniciativas ambientais de impacto global.
O evento aconteceu nesta quinta-feira (28), teve o apoio do Governo Francês, através da Embaixada da França e co-organizado pela Team France, French Tech São Paulo e pela Câmara de Comércio França-Brasil e a Business France. O Grupo Entre Investimentos foi o co-host.
Este ano, a edição concentrou-se em temáticas como a preservação ambiental, com ênfase na Amazônia, e o impulso de indústrias culturais e criativas. Entre os principais temas debatidos, destaca-se a integração de práticas sustentáveis no processo de inovação.
Um dos painéis mais aguardados abordou a liderança feminina e inovação, com mulheres representantes de grandes empresas do país. A busca por oportunidades tem crescido no país, mas ainda espera-se mais investimentos. “Nós criamos um comitê de inclusão, que desenvolve iniciativas para trazer pessoas de grupos formados por minorias e buscar meios de mantê-las na empresa. Cada vez mais é necessário termos gestores e líderes em grupos de diversidade”, disse Marina Croce, CEO da Webedia. “Além disso, temos que quebrar os paradigmas de que o processo favorece minorias. Quem é selecionado se mostra um excelente profissional”, ressalta a gerente de equidade, diversidade e inclusão da Unilever, Luiza Nunes.
Durante o dia, o público participou de painéis simultâneos abordando questões como inteligência artificial, inovação, sustentabilidade e as novas fronteiras digitais. Além disso, o evento contou com uma série de experiências imersivas. Uma das mais impactantes foi a Amazônia Imersiva, que levou o público a conhecer a floresta através de óculos de realidade virtual e hologramas, além de exposições de arte indígena e fotografia, e apresentações culturais com mulheres Guaranis.
O bloco “Recreio & Tech” apresentou outras experiências inovadoras: A Ubisoft conquistou os fãs de Star Wars através da realidade virtual. O participante teve a oportunidade de participar de um game, assumindo o posto de personagem principal e explorar alguns desafios presentes na saga. Entre outras ações estava uma experiência com a Renault, que trouxe um carro de última geração, modelo Megane E-Tech 100% elétrico, com soluções tecnológicas baseadas em IA e discussões sobre como a tecnologia pode ser aproveitada na música.
No “Cinema & Tech”, houve exibições audiovisuais do Nuba Studio e La Vista Productions. Já o espaço Música & Tech teve debates como “IA como ferramenta na música” com o Rico Manzano, coordenador do Central Music; além de debates “Sincronizando Brasil e França”, com Flávio de Abreu, Presidente da organização BM&A – Brasil, Música e Artes, que explorou as possibilidades de colaboração entre as duas culturas musicais.
A startup Green Mining recebeu o prêmio França-Brasil: Inovando para um Futuro Melhor, em reconhecimento ao desenvolvimento de sua tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar com eficiência embalagens pós-consumo e trazê-las de volta ao ciclo produtivo.
O encontro foi finalizado com o coral de mulheres Guaranis, projeto de preservação e divulgação da cultura indígena promovido pela organização Amazônia Imersiva. Em seguida, ocorreram as apresentações dos DJ Ardo e DJ Maniel, com apoio do Blend Inspire.
O público de São Paulo também teve a oportunidade de vivenciar uma projeção especial em um prédio no centro da cidade. As imagens apresentaram fotografias mostrando a cultura indígena e diferentes criações visuais remetendo à tecnologia e inovação.