França registra transmissão do coronavírus entre humanos

Foto: Reprodução

A França confirmou neste sábado (8) cinco novos casos de coronavírus; o total no país chega a 11.

Os novos infectados não estiveram na China. A ministra da Saúde, Agès Buzyn, afirmou em entrevista coletiva que se trata de um “cluster”, ou seja, “um agrupamento de vários casos em torno de um caso central”.

“O caso inicial foi trazido à nossa atenção na noite passada. Ele é um cidadão britânico que voltou de Cingapura, onde ficou de 20 a 23 de janeiro. Ele chegou à França em 24 de janeiro para uma estadia de quatro dias e ficou na cidade de Contamines-Montjoie”, disse.

As cinco pessoas infectadas, quatro adultos e uma criança, são parentes do homem britânico e tiveram contato próximo e prolongado com ele, afirmou a ministra. Eles estiveram em um chalé de esqui.

Todos foram levados a hospitais nas cidades de Lyon, Saint-Etienne e Grenoble, onde permanecem isolados. Nenhum dos casos é grave, de acordo com a ministra.

“Agora, é uma operação importante para identificar casos de contato que estão iniciando. Casos de contato são pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com uma pessoa cuja contagiosidade é confirmada.
Eles serão informados durante o dia e receberão instruções Esta operação será realizada em conjunto com autoridades internacionais e, é claro, britânicas”, ressaltou Agnès, acrescentando que o homem deixou a França e foi para a Inglaterra.

A rede de TV britânica BBC informou que o homem ficou isolado em casa no Reino Unido e ligou para o serviço de saúde. O teste de coronavírus teve resultado positivo e ele foi levado ao Hospital St. Thomas, em Londres, onde está sendo tratado.

Até o momento, a maior parte dos casos registradas em outros países tinha alguma ligação com a China, mais precisamente com a província de Hubei, epicentro da epidemia.

No entanto, um homem ter contraído o vírus em Cingapura e transmitido para outras pessoas na França dá novas dimensões ao surto.

Cingapura tinha até este sábado 33 casos confirmados do novo coronavírus, sendo um dos países com maior número de registros. Na China, são 34,5 mil infectados — 723 mortes.

Fonte: R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui