Frevo, samba e maracatu são ritmos que animam o Carnaval de Porto de Galinhas

Praia fica agitada com os turistas e tem comitiva de maracatu e frevo/Foto: Divulgação

Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, é um destino mais calmo para apostar no Carnaval. Essa calmaria é vista apenas em comparação com as cidades vizinhas que são conhecidas pela folia, Recife e Olinda. Durante os dias de festa, o lugar recebe cortejos de maracatu, um ritmo musical, dança e ritual religioso, e o frevo.

Todos os anos, as apresentações de roda de samba, maracatu de baque virado e bandinha de frevo animam os moradores e turistas de Porto de Galinhas desfilando pelas ruas. Nesse período, as praias são decoradas especialmente para o clima festivo e, para quem busca um lugar relaxante para aproveitar o feriado, podem ser o ambiente ideal.

As troças, que são compostas por grupos carnavalescos e tocam músicas típicas, também são muito comuns, como a Um Metro de Porta. A Gigantes do Samba, de Recife, faz apresentações em Porto, transformando o litoral em um pedacinho dos carnavais mais famosos, como a Sapucaí.

Ano após ano, o local tem ganhado cada vez mais turistas durante esse período. Além das festas, Porto de Galinhas tem opções mais tranquilas e, dessa forma, consegue agradar desde os turistas que buscam a agitação de Recife e Olinda aos que preferem aproveitar o feriado de forma relaxante.

Carnaval em Pernambuco

O estado já está em clima de folia. Isso porque o pré-carnaval teve início em novembro de 2019. Ao todo, o estado movimentou R$ 1,98 bilhão em 2019 e espera repetir o feito em 2020.

Apenas no último Carnaval, Recife recebeu 1,6 milhão de foliões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (Abih-PE), o número foi responsável por ocupar 97% dos leitos dos hotéis e pousadas disponíveis.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer da prefeitura, Ana Paula Vilaça, afirma que esse número representa a preferência de muitos turistas por uma festa mais barata e com um clima diferente do que estão acostumados.

“Nosso Carnaval é gratuito e é mais barato, em comparação com os demais do país, e isso é um atrativo para que o turista venha conhecer nosso Carnaval. A maioria dos turistas veio de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Ceará”, relata a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui