FUAM leva mutirão de atendimentos ao bairro Jorge Teixeira

A Fundação de Dermatologia e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), promove no sábado (22), das 8h às 15h, no bairro Jorge Teixeira, um mutirão de atendimentos que incluirá exames de pele, testes rápidos para Sífilis e HIV/Aids, além de palestras educativas. A atividade, que abre a programação comemorativa do aniversário de 60 anos da Fuam, vai acontecer no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freira, que fica na avenida Itaúba, s/n, próximo à Feira do Produtor. “Optamos por começar a nossa programação de aniversário com uma ação voltada para a comunidade, para reiterar o compromisso da Fuam. Há seis décadas a instituição se dedica a prestar atendimento de qualidade, altamente especializado e sempre atento às necessidades dos usuários dos nossos serviços”, disse o diretor-presidente da fundação, Helder Cavalcante.


 
Dando prosseguimento à programação de aniversário, na terça-feira (25), às 9h, a Fuam será homenageada durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus. E, na quarta e na quinta-feira (26 e 27), começa a parte científica da programação: No dia 26, das 8h às 16h, no auditório da Fuam, acontece a apresentação dos projetos de pesquisa realizados por acadêmicos do Programa de Iniciação Científica (PAIC 2014-2015), que é executado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Serão apresentados os resultados de 12 projetos de pesquisas, dos bolsistas que tiveram a oportunidade de ser acompanhados e orientados por profissionais da Fuam.

No dia 27, a partir das 8h, será a vez da VI Jornada Científica, que reunirá o corpo clínico, os médicos residentes e acadêmicos bolsistas do PAIC, numa rodada de palestras sobre temas como “Hanseníase – manejo clínico dos casos”, “Infecções Sexualmente Transmissíveis – aspectos clássicos”, “Câncer de pele não melanoma”, “Psoríase – aspectos clínicos e epidemiológicos”, “Leishmaniose mucosa e visceral”, entre outros.

A programação se encerra na sexta-feira (28), dia do aniversário de 60 anos da instituição. Às 8h, no auditório da unidade, será realizada uma solenidade oficial de homenagens a profissionais de saúde, colaboradores e instituições que fizeram parte da história da Fuam, ao longo de seis décadas.

Referência – O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca o papel da Fundação Alfredo da Matta nas ações desenvolvidas pelo Estado, principalmente, no enfrentamento da Hanseníase. “A Fuam, que também tem papel estratégico nas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, é reconhecida internacionalmente pela expertise acumulada no combate à Hanseníase, inclusive atuando como instituição capacitadora de profissionais de saúde, de vários países das Américas, nessa área”, disse Pedro Elias.

Durante décadas o Amazonas liderou o ranking dos estados brasileiros com o maior número de casos da doença. Em 2013, conseguiu sair do grupo das áreas hiperendêmicas para a infecção. Em 2014, fechou o ano já em 18% lugar no ranking, afastando-se cada vez mais dos primeiros colocados.

Na década de 50, diante do êxito obtido com o uso da sulfona no tratamento da lepra, a Superintendência do Plano de Valorização da Amazonas (SPEVEA) destinou recursos para a instalação e financiamento de dispensários para a Amazônia Legal. Foi neste contexto que, em agosto de 1955, foi inaugurado o dispensário Alfredo da Matta, no bairro da Cachoeirinha, na antiga Casa do Trânsito, também conhecida por “Casa Amarela”.

Em 1978, o dispensário ampliou sua atuação no controle da lepra para a área de prevenção de deformidades e reabilitação. Também começou a treinar novos profissionais de saúde para combater a endemia. No ano seguinte, o trabalho ambulatorial se intensificou e, em 1982, o dispensário passou a ser Centro de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, com o objetivo de prestar assistência às doenças dermatológicas, principalmente a Leishmaniose, Hanseníase e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), também assumindo a coordenação do Programa de Dermatologia Sanitária do Amazonas. Em 1988, o centro passa à categoria de Instituto, sob a forma de autarquia, vinculado à Susam. Um ano antes, o Ministério da Saúde já havia credenciado o Instituto como Centro de Referência Macrorregional Norte para o Programa Nacional de Controle e Eliminação da Hanseníase e Outras Dermatoses de interesse sanitário. Em 1992, passou a ser Centro de Referência Nacional nesta área.

Em 1998, mais uma vez teve a natureza jurídica alterada, passando à condição atual de Fundação de Direito Público, mesmo ano em que foi credenciada como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana de Saúde (OMS/OPAS) para Controle, Treinamento e Pesquisa em Hanseníase para as Américas.
Somente em 2014, a Fuam realizou 113.362 consultas, 102.383 exames laboratoriais, 16.863 procedimentos cirúrgicos e 33.955 procedimentos de fisioterapia, entre outros atendimentos.

 

 

Artigo anteriorNúmero dois do Estado Islâmico morre em ataque aéreo no Iraque, dizem EUA
Próximo artigoPS João Lúcio põe em funcionamento área de UTI que estava em reforma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui