

Três funcionários da Eletrobras Amazonas Energia, em Itacoatiara, se acidentaram na manhã desta quinta-feira, 26, na Usina Termelétrica (UTE), enquanto realizam procedimentos de rotina, segundo a concessionária, para restabelecer o fornecimento de energia na cidade, que está compromotedido desde o início da noite de segunda-feira, 23.
Com queimaduras de 2º e 3º graus, os funcionários foram transferidos para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus. Segundo a empresa, o estado dos colaboradores é estável, apesar da gravidade do caso.
De acordo com a Amazonas Energia, Itacoatiara sofreu redução na disponibilidade de geração de energia devido a fatores elétricos e mecânicos, registrados na segunda-feira. “Imediatamente as equipes da Eletrobras Amazonas Energia iniciaram os reparos necessários. Os técnicos ainda se encontram executando reparos em dois grupos geradores avariados, tendo assim, o total fornecimento de energia elétrica no município normalizado”, disse em nota.
A concessionária informou, ainda, que três grupos geradores novos de 1.0 MW estão sendo transportados de Manaus a Itacoatiara e entrarão em processo de operação nesta sexta-feira, “o que irá proporcionar maior disponibilidade e estabilidade na geração da UTE de Itacoatiara”.
Protesto
Na madrugada da última terça-feira, após 15 horas sem energia elétrica, a população de Itacoatiara saiu a rua para protestar. Durante a manifestação, eles quebraram os portões de uma das subestações da empresa Eletrobras Amazonas Energia e apedrejaram as vidraças do prédio. Eles também atiraram pedras contra os prédios da Câmara Municipal e da Prefeitura de Itacoatiara. A casa do prefeito Mamud Amed Filho também foi atacada.
A informação foi confirmada pelo comando da Polícia Militar (PM), que enviou reforço da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) ao município, para evitar novos protestos marcado para esta quinta-feira.
Segundo os moradores, a queda de energia começou logo depois da partida Brasil x Camarões, pela Copa do Mundo da Fifa, e foi se alastrando por toda a cidade. Na manhã desta quinta-feira, eles afirmam estar sem energia, água e sinal de internet. “Estamos compeltamente isolados, com sede e no escuro”, afirmou o comerciante José Ribamar, 59.(D24)