Fundação Amazônia Sustentável é escolhida melhor ONG do Brasil em 2021

Foto: Divulgação

Uma das principais premiações nacionais, o Prêmio Melhores ONGs anunciou, ontem quinta-feira, dia 9/12, as organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2021 e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) ficou em primeiro lugar, como melhor ONG do Brasil.


O prêmio escolheu as organizações reconhecidas por boas práticas em quesitos como governança, transparência e financiamento. No site melhores.org.br, é possível conhecer o nome das 100 organizações finalistas. No total, 1.034 ONGs concorreram ao prêmio.

A FAS é uma organização da sociedade civil com 13 anos de atuação em prol do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida dos povos tradicionais da floresta.

Em parceria com instituições privadas, públicas e de base comunitária, a organização atua em Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia e preza pelo bem-estar de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas, associando a implementação e a disseminação de conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável.

Foto: Divulgação

Entre os diversos projetos executados pela instituição, vale destaque a Aliança Covid Amazônia que, com o apoio de mais de 130 parceiros, executou uma série de ações para diminuir os impactos da pandemia nas comunidades ribeirinhas e indígenas, beneficiando mais de 500 mil pessoas. Além disso, realiza iniciativas para melhorar a educação e a saúde na Amazônia, além de incentivar projetos de esportes, ações de conservação do meio ambiente, entre outros.

Para Virgílio Viana, Superintendente Geral da FAS, o reconhecimento do trabalho realizado pela organização é uma honra, pois traz esperança no enfrentamento às mudanças climáticas.

“A Fundação Amazônia Sustentável tem como desafio fazer com que a floresta permaneça viva com todos os moradores e guardiões da floresta – os povos indígenas, as populações tradicionais – e para todos da humanidade. Dependemos todos de uma Amazônia viva para manter o planeta e a esperança de ter sucesso no enfrentamento das mudanças climáticas, que é o principal desafio da humanidade. Portanto, muita gratidão a vocês por essa homenagem e por essa premiação”, comemora.

Foto: Divulgação

Sobre o Prêmio

O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura. Reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações, alcançando grande visibilidade no setor, na medida em que se consolida como a principal referência em ONGs no país. A intenção, além de reconhecer a relevância dos trabalhos prestados, é incentivar boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas.

Foto: Divulgação

Os destaques nas categorias especiais, por tipo de causa e melhor ONG, entre todas, foram anunciados durante a cerimônia oficial de premiação, nesta quinta-feira, dia 9, com transmissão pelo YouTube do Canal Futura. A novidade deste ano foi o reconhecimento da melhor organização de cada estado — além das 100 melhores, já são reconhecidas a melhor de cada causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas.

Artigo anteriorIdoso de 70 anos é morto com 11 facadas no Educandos
Próximo artigoDe presente de Natal, você só quer seus boletos pagos? Aprenda como!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui