Fundação de Medicina Tropical recebe homenagem na CMM aos 45 anos

Em homenagem aos 45 anos da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a vereadora professora Jacqueline (PHS) presidiu, na quarta-feira (3/4), uma Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para parabenizar colaboradores e enfatizar a importância dos serviços médicos prestados pelo hospital ao pacientes de Manaus, do Amazonas e de todos aqueles que precisam de cuidados específicos.


Além da presença da vereadora, fizeram parte da composição de mesa e das homenagens, o diretor presidente da FMT-HVD, Heitor Vieira Dourado; a diretora do Departamento de Atenção, Ângela Maria Loureiro da Silva, representando a Prefeitura de Manaus; o defensor público Dr. Arlindo Gonçalves dos Santos Neto, titular da 1ª Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos relacionados à Saúde e o Major Médico Glauco Thurler Micchi, Chefe do Serviço de Aquisição Médico e Estatístico, representando a ALA 8 da Fundação.

A sessão foi uma forma simbólica de agradecer o trabalho árduo de todos os profissionais da FMT-HVD, que colaboram desde o dia 31 de março de 1974, em prol da saúde da sociedade como um todo.

Durante quatro décadas, a Fundação se consolida como um dos centros de referência para o Sistema Único de Saúde do Brasil e do Mundo, em pesquisas nas áreas de diagnóstico e tratamento das doenças tropicais e infectoparasitárias, como malária, tuberculose e HIV.

Todos os dias o hospital segue em combate às doenças tipicamente amazônicas, que durante muito tempo foram consideradas como um desafio enorme para o mundo da Medicina.

O Hospital Tropical está destinado a desempenhar três funções básicas: prestar assistência médica e prevenções de doenças, gerar, absorver e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos e contribuir para a formação dos recursos humanos.

Um dos feitos mais recentes da Fundação, em 2018, foi conseguir provar a contaminação do açaí pelo parasita causado da doença de Chagas e retirar o parasita de amostras de açaí congelado, chegando assim até a causa do problema.

“Diante de todas as conquistas concretizadas, essa homenagem de 45 anos da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado é mais que justa e merecida”, destacou a vereadora professora Jacqueline durante a Sessão.

Somente na área de assistência ambulatorial, de janeiro a dezembro de 2018, o Hospital Tropical realizou mais de 1 milhão de procedimentos de diagnóstico, quase 2 mil cirurgias e mais de 200 mil procedimentos clínicos.

Fonte: CMM

Artigo anteriorDetran-AM disponibiliza ‘Pagamento Itinerante’ em blitze de fiscalização
Próximo artigoSandra Annenberg pede para deixar o “JN”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui