Fundação Francisca Mendes inaugura Centro Cirúrgico ‘Adib Jatene’

Centro Cirúrgico da Fundação Francisca Mendes/Foto: Arquivo
Centro Cirúrgico da Fundação Francisca Mendes/Foto: Arquivo
Centro Cirúrgico da Fundação Francisca Mendes/Foto: Arquivo

Será realiza na manhã de hoje, terça-feira (17), às 09h00, a solenidade que dará o nome do prestigiado cirurgião cardíaco brasileiro Adib Jatene, ao Centro Cirúrgico da Fundação do Coração Francisca Mendes, unidade da rede estadual de saúde, que é referência na área de cardiologia.
Morto em novembro do ano passado, Adib Jatene foi um grande incentivador e apoiador da implantação do serviço de cardiopediatria na instituição, e a solenidade contará com a presença de três dos quatro filhos de Jatene: Fábio, Marcelo e Ieda, que, assim como o pai, também, escolheram a medicina e atuam na especialidade de cardiologia.


“É uma justa homenagem que estamos prestando à memória do doutor Jatene, por sua inestimável contribuição ao desenvolvimento da cardiologia, não apenas no cenário nacional, mas com uma trajetória que incluiu feitos pioneiros na medicina mundial”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que presidirá a cerimônia.

Adib Jatene morreu aos 85 anos, vítima de infarto. Filho de um seringueiro libanês e uma dona de armarinho, o médico nasceu em Xapuri, no Acre e formou-se aos 23 anos pela Universidade de São Paulo (USP), estado para onde mudou-se, ainda criança, com a família. Foi um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil, com mais de 20 mil procedimentos no currículo. Foi o primeiro a realizar cirurgia de ponte de safena no País e inventou aparelhos e equipamentos médicos. Foi ministro da Saúde, nos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

Artigo anteriorIntegração Nacional libera R$ 1 milhão para cidade de Tarauacá, no AC
Próximo artigoIPTU com desconto tem vencimento prorrogado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui