Fungo com 60% de taxa de mortalidade foi detectado em 15 países

Candida auris assusta pela rápida proliferação e resistência a fungicidas/Foto: Divulgação

Um fungo mortal está se tomando o planeta. O alerta foi publicado na revista “New Scientist”. O artigo pede que autoridades de saúde do mundo fiquem atentas ao Candida auris, que está se espalhando rapidamente pelo mundo e tem taxa de mortalidade de aproximadamente 60%. Os mais vulneráveis ao contágio são idosos, doentes crônicos, recém-nascidos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.


Conforme o texto, o Candida auris foi encontrado em diferentes clínicas dos Estados Unidos e mais de 53 casos de infecção foram registrados pelo Departamento de Saúde do país. O principal ponto de partida do fungo, em território norte-americano, foram hispitais de Nova York.

A “New Scientist” alerta, no entanto, que 27 dos casos estudados foram manifestados em pacientes antes de qualquer tipo de internação recente em unidades hospitalares. Além da alta taxa de mortalidade, o Candida auris também é, segundo os estudiosos, imune, até o momento, à maioria dos fungicidas conhecidos.

Candida auris assusta pela rápida proliferação e resistência a fungicidas/Foto: Divulgação

O fungo, identificado pela primeira vez no Japão, em 2009, já foi detectado em países como Canadá, Colômbia, Alemanha, Israel, Índia, Quênia, Kuwait, Noruega, Paquistão, Espanha, África do Sul, Coreia do Sul, Reino Unido e Venezuela.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigo anterior05 de maio: Dia Nacional das Comunicações – Por Raimunda Gil Schaeken
Próximo artigoDupla é presa com 600 gramas de cocaína em Boa Vista do Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui