FVS-AM alerta sobre cuidados com a saúde do trabalhador

Foto: Reprodução

O Dia Internacional do Trabalhador, celebrado neste sábado (1º), é uma oportunidade de valorizar os trabalhadores, além de conscientizá-los sobre sua saúde. Em alusão a essa data, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta sobre problemas de saúde que podem ser ocasionados no ambiente profissional.

O ambiente de trabalho deve ser acolhedor e devidamente alinhado às leis trabalhistas, porém existem situações e condições que podem causar adoecimentos físicos e mentais ao funcionário.

Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), problemas de coluna, depressão e ansiedade são algumas doenças que podem ser adquiridas em más condições de trabalho.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que a data é um momento para refletir sobre o ambiente profissional. “Os trabalhadores devem desenvolver suas atividades com condições adequadas para realizar, da melhor forma possível, suas atribuições. Devem ter o trabalho valorizado, para que estejam sempre com disposição e saudáveis mental e fisicamente”, enfatiza Cristiano.

É importante que a instituição ofereça um ambiente seguro para o trabalho, com equipamentos adequados, para não ocasionar acidentes; faça acompanhamento médico dos trabalhadores, por meio de consultas e exames; e intervenha caso o colaborador desenvolva sintomas de doenças, para não gerar um agravamento, que possa causar afastamento do trabalho ou óbito do trabalhador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui