FVS-AM lança programação para campanha de combate à tuberculose

Foto: Reprodução

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lança, nesta quinta-feira (18/03), a programação das atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado anualmente em 24 de março. Devido ao cenário atual de pandemia de covid-19, as ações serão realizadas de modo virtual.


As atividades ocorrem de 22 a 26 de março e fazem parte da campanha deste ano, que tem como tema “Um desafio para todos os tempos”, com o objetivo de sensibilizar a população por meio de informações sobre a situação epidemiológica da tuberculose no Amazonas.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a tuberculose é um sério problema de saúde pública nacional, e o Amazonas continua sendo o estado que apresenta a maior taxa de incidência da doença no país.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da FVS-AM (PECT/FVS), Marlucia Garrido, reforça que a programação é realizada em parceria com o Comitê Estadual de Tuberculose, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

Programação – A programação inicia no dia 22 de março, às 15h, com a webconferência realizada pelo Ministério da Saúde (MS) de tema “Tosse também pode ser tuberculose: Avanços e Desafios no diagnóstico da doença’’. O público alvo inclui gestores, profissionais e estudantes que desenvolvem ações para o controle da tuberculose. Essa atividade estará disponível em: http://bit.ly/38RkkxM.

Já no dia 23 de março ocorre o 1º Encontro Nacional da Rede de Enfermagem por um Brasil livre da Tuberculose (Rede Enf TB), com a participação da coordenadora do PECT/FVS, Marlucia Garrido. A palestrante vai abordar a importância da parceria governamental com a sociedade civil no combate à doença.

O evento será transmitido no canal oficial da Rede Enf TB, às 17h30, com a participação de enfermeiros de todas as regiões do Brasil. A transmissão desse encontro estará disponível em http://bit.ly/3vLSNYH.

No dia 24 de março, às 10h, está programada uma webconferência com uma roda de conversa sobre tuberculose com a participação dos municípios e instituições para discutir sobre o estado epidemiológico da doença no Amazonas. Essa atividade será transmitida no canal de vídeo da FVS-AM: http://bit.ly/3r5m39e.

A webconferência conta com a participação de Marlucia Garrido (PECT/FVS); o enfermeiro Daniel Sacramento (NTB/Semsa-Manaus); a médica Infectologista Irineide Antunes (SES-AM); a farmacêutica Etelvina Zaranza (Lacen/FVS-AM); a médica pneumologista Joycenea Matsuda (SES-AM); e o representante do Comitê Estadual de Tuberculose, Euclides José.

Ainda no dia 24 de março, está previsto o lançamento do curso básico de Educação a Distância (EAD) de tuberculose, que estará disponível na plataforma EAD da FVS-AM. Além disso, a programação inclui a transmissão de duas missas on-line em memória das vítimas da tuberculose e doenças respiratórias. A primeira será às 17h, realizada pela Paróquia de São Sebastião, e a segunda, às 18h, no Santuário de Aparecida, ambas igrejas localizadas em Manaus.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a tuberculose, por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) inserido no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE/FVS-AM) e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), referência para diagnóstico da tuberculose na região norte. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Artigo anteriorJustiça suspende investigação contra Felipe Neto por chamar Bolsonaro de genocida
Próximo artigoPiscicultores de Humaitá recebem kits de análise de água

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui