FVS-AM realiza Treinamento de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS

Foto: Divulgação/FVS

Buscando fortalecer a capacidade de detecção de surtos, epidemias e eventos de importância de saúde pública, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) realiza, de 6 a 10 de novembro, o treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único da Saúde (EpiSUS Fundamental). O evento, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, a Training Programs in Epidemiology and Public Health (Tephinet) e o Center for Disease Control and Prevention (CDC), acontece no auditório da FVS, situado na avenida Torquato Tapajós, nº 6.132 – Colônia Santo Antônio, no horário das 8h às 17h.


O EpiSUS Fundamental é baseado em metodologia americana desenvolvida pelo CDC para investigação de surtos, seguindo os parâmetros internacionais estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O treinamento é para os profissionais que atuam na vigilância em saúde em Manaus e na Região Metropolitana. Trata-se de um projeto piloto para testar a metodologia a ser replicada pelo Ministério da Saúde nos outros estados. Cerca de 25 técnicos participam desse projeto-piloto.

Foto: Divulgação/FVS

De acordo com diretora-presidente em exercício da FVS, Rosemary Costa Pinto, o treinamento em nível fundamental representa um passo inicial rumo à implantação de um modelo piramidal de formação em epidemiologia de campo, que vai envolver os três níveis de atenção – básica, intermediária e especializada. “É a integração, de fato entre a vigilância na atenção básica e a assistência. Mais uma vez, o Amazonas sai na frente de forma inédita, em virtude da sua estruturação no que tange a gestão no sistema de vigilância em saúde estadual, que tem a FVS-AM como referência nacional”, ressalta.

Rosemary salienta que a característica essencial é ser um treinamento em serviço e ter enfoque prático. “Visa aprimorar as habilidades dos profissionais de vigilância no contexto de sua atuação profissional na investigação e controle de surtos, epidemias e situações emergenciais que colocam em risco a saúde da população, e assim, fortalecer o Sistema de Vigilância em Saúde e a Atenção à Saúde do SUS”, diz.

Foto: Divulgação/FVS

O financiamento do curso será disponibilizado pela Tephinet e pelo CDC.Em contrapartida, a FVS é a responsável por viabilizar o treinamento, bem como, o deslocamento da consultora nacional do EpiSUS e dos tutores locais que ministrarão o treinamento em outros municípios.

Ao todo serão realizadas duas turmas de treinamento. A primeira com os profissionais de Manaus e da Região Metropolitana e a segunda turma será dos municípios que compõem a Região de Saúde do Alto Solimões, com representantes da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e início previsto para janeiro de 2018.

Artigo anteriorSead abre inscrições para primeiro curso oferecido pela ‘Escola Governar’
Próximo artigoVI Encontro de Tenores do Brasil acontece nesta quarta no Teatro Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui