Gabriel Bortoleto é o novo representante brasileiro na Fórmula 1. Anunciado pela Sauber nesta quarta-feira, ele correrá pela equipe suíça a partir de 2025, último ano da equipe sob esse nome, antes da transição para a marca Audi em 2026. O contrato plurianual sugere sua permanência para essa nova fase.
Pouco antes, a Sauber confirmou a saída atual dos pilotos Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, gerando grande expectativa entre os brasileiros. Desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017, o Brasil não tinha um titular na F1. Pietro Fittipaldi competiu em duas provas pela Haas em 2020 como substituto, mas sem vínculo fixo.
Bortoleto celebrou a oportunidade: “É uma honra juntar-se a uma equipe com a história da Sauber e Audi. Quero crescer com este projeto ambicioso e alcançar o auge do automobilismo”.
A McLaren, atual momento de desenvolvimento de Bortoleto, anunciou seu lançamento para seguir na F1. Natural de São Paulo, o piloto iniciou a carreira no kart e passou pela Fórmula 4 e Fórmula Regional antes de vencer a Fórmula 3 em 2023 com o Trident. Em 2024, estreou na Fórmula 2 pela Invicta, com vitória na Áustria e liderança no campeonato, que termina em dezembro.
Fernando Alonso, sócio de gerenciamento da carreira de Bortoleto, confirmou o interesse da Audi e de outras equipes. A expectativa agora é a decisão do título da F2 nas últimas etapas, no Catar e em Abu Dhabi.
Fonte: band