
Para verificar a situação da conectividade em todo o território nacional, as escolas deverão instalar medidores de internet. A recomendação é do Gaepe Brasil, iniciativa que reúne representantes dos três Poderes e da sociedade civil.
De acordo com o presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, que integra o Gaepe Brasil, a ação é fundamental para a elaboração e implementação de medidas eficientes nessa temática.
A sugestão do Gaepe é que os estabelecimentos de ensino adotem o Medidor Educação Conectada, tecnologia desenvolvida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que afere a qualidade da conexão disponível no local.
Além da instalação dessa ferramenta, o grupo destaca que o poder público deve fiscalizar o procedimento e promover a análise dos dados coletados para, então, aprimorar as ações de conectividade no ambiente escolar.
Dentre os aspectos a serem verificados com o medidor, por exemplo, estão a identificação de quais áreas de determinado município apresentam maiores problemas com o sinal de internet e se a quantidade de dados contratada está sendo efetivamente fornecida pela operadora.