Gaúchos brigam por duas vagas: Grêmio x Flu, Palmeiras x Inter

No Maracanã na ida, foi 0 a 0/Foto: André Durão

Grêmio e Fluminense decidem, hoje  à noite, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 22h00 (de Brasília), uma das vagas nas semifinais da Copa do Brasil. A classificação serviria como uma mão na roda para ambos tranquilizarem suas torcidas e tentarem engrenar uma sequência de vitórias na outra competição, o Campeonato Brasileiro
Neste, o Tricolor do Sul mantém distância pequena do Atlético-MG, vice-líder, e tem oito pontos a mais do primeiro fora do G-4. Já o Tricolor carioca, vem de uma fase complicada, que melhorou com a vitória sobre o Goiás, no último sábado, e passar de fase poderia significar o salvamento de sua temporada. Além disso, o Flu passa por momento de surpresa: Ronaldinho Gaúcho pediu para rescindir seu contrato.


O Tricolor do Sul chega para o jogo envolto em mistério. Roger não quis confirmar a escalação, postura diferente do que adota costumeiramente. Até porque a partida não é comum, pelo caráter decisivo. Bobô e Pedro Rocha disputam espaço no ataque e só serão confirmados na Arena para o grande público. Com a necessidade de vitória, o Grêmio se apega ao poder ofensivo e ao retrospecto em casa. Com Roger, apenas três vezes não fez um resultado que serviria nesta noite. Após algumas rodadas com jogadores poupados, o elenco está descansado para a decisão.

Já o Fluminense fará sua primeira partida após a rescisão do contrato de Ronaldinho Gaúcho, que decidiu deixar o clube. A notícia parece ter deixado o elenco surpreso, mas não abalado. Eduardo Baptista realizou seu último treinamento antes do confronto e, ao contrário de Roger, não fez mistérios: Marcos Junior, ao que tudo indica, deve ser o escolhido para entrar no meio de campo no lugar do ex-camisa 10, que iniciou o jogo com o Goiás. Se empatar por 1 a 1, o Tricolor carioca garante a classificação. Vitória por um ou mais gols de diferença também dá a vaga à equipe das Laranjeiras. O resultado igual ao do primeiro confronto – 0 a 0 – leva a decisão para os pênaltis.

O trio de arbitragem para a partida será de Minas Gerais. Apita o jogo Ricardo Marques Ribeiro, com Guilherme Dias Camilo e Márcio Eustáquio Santiago como auxiliares.

As equipes

Grêmio: Roger já definiu, mas não revelou o time que colocará em campo na noite desta quarta, na Arena. Não deve apresentar muitas surpresas ao rival Eduardo Baptista. Edinho deve atuar no meio-campo, como já vinha acontecendo. A principal dúvida é no ataque: Bobô e Pedro Rocha disputam uma vaga. Fernandinho corre por fora. A provável escalação tem Marcelo Grohe; Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano, Douglas e Luan; Bobô (Pedro Rocha).

Fluminense: Sem mistérios com o técnico Eduardo Baptista. Com a saída de Ronaldinho Gaúcho, o comandante indicou que Marcos Junior deve ser o substituto imediato. Robert chegou a participar da conversa com os principais jogadores, mas Marcos Junior é quem deve realmente iniciar a partida. O restante da equipe é o mesmo que enfrentou o Goiás, no último sábado. Jean segue improvisado na lateral direita. Desta forma, o Fluminense deve entrar em campo com: Diego Cavalieri, Jean, Gum, Marlon e Léo Pelé; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa, Gerson e Marcos Junior; Fred.

Verdão tem a vantagem do empate

O tabu favorece os gaúchos, mas a vantagem é dos paulistas. Após o primeiro encontro ter ficado no empate em 1 a 1, em partida disputada em Porto Alegre (RS), na semana passada, Palmeiras e Internacional decidem na noite de hoje, quarta-feira, às 22h00 (de Brasília), na arena alviverde, uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

O Verdão não sabe o que é vitória contra o Colorado desde de 2010. De lá para cá, foram seis triunfos dos gaúchos e três empates em nove confrontos. Mas, hoje, quarta-feira, os paulistas, reforçados pelos retornos de Dudu, Arouca e Zé Roberto – o experiente jogador deve ficar no banco –, entram em campo com a vantagem de poder empatar sem gols para garantir a classificação.

– São outros jogadores, outros treinadores, muda muito. Cada jogo tem sua história. É procurar fazer nosso trabalho. Sabemos que existem zoações entre as torcidas, às vezes motiva, mas fica fora de campo. Dentro é outra história. São 90 minutos – disse o lateral-direito Lucas.

A partida em São Paulo ganhou contornos ainda mais decisivos para o Inter após a derrota para o Santos, no último domingo. Com as chances de G-4 minguantes, a equipe aposta suas fichas na Copa do Brasil como caminho mais curto para ir à Libertadores de 2016 e de quebra celebrar um título nacional após mais de 20 anos de jejum.

Prova disso é a mudança da estratégia de Argel, que faz mistério sobre o time pela primeira vez. O Colorado precisa ir ao ataque após o 1 a 1 do jogo da ida, mas com parcimônia. Irá a campo disposto a tentar surpreender o Palmeiras e aproveitar raras chances nos contra-ataques.

Wilton Pereira Sampaio (GO) será o árbitro, auxiliado pelo Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence, ambos de Goiás.

As escalações

Palmeiras: o técnico Marcelo Oliveira ganhou reforços importantes para o duelo decisivo contra o Inter. Desfalques no domingo, Arouca, Zé Roberto e Dudu estão de volta ao Verdão. A única baixa será o volante Thiago Santos. Assim, o Palmeiras deve entrar em campo com: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio; Amaral e Arouca; Dudu, Robinho e Gabriel Jesus;  Barrios.

Internacional: sem Vitinho, suspenso, Argel conta com o retorno de Lisandro para formar dupla de ataque com Valdívia. Poupados na derrota para o Santos, Réver e Alex devem voltar ao time, definido com mistério pelo treinador em treino com portões fechados no Beira-Rio. A provável escalação tem: Alisson; William, Paulão, Réver e Ernando; Rodrigo Dourado, Wellington, Nilton e Alex; Lisandro López e Valdívia.

A Arena palmeiras vai lotar outra vez/Foto: Marcos Ribolli
                                     A Arena palmeiras vai lotar outra vez/Foto: Marcos Ribolli
Artigo anteriorA razão assustadora pela qual essa mulher ‘ouvia espíritos’
Próximo artigoJanot recebe informações da Suíça sobre suposta conta secreta de Cunha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui