Gestores de escolas municipais participam de formação continuada

Foto: Lton Santos / Semed

Mais de 400 gestores participaram, nesta quinta-feira, 31/8, da aula inaugural de formação de diretores de escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o Programa de Gestores Municipais (Progem), realizada em horário integral no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional de Magistério (DDPM), bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A formação acontece por intermédio da Gerência de Formação Continuada, Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) e Instituto Airton Senna (IAS), e tem como objetivo apresentar aos diretores municipais o projeto “Formação Continuada de Gestores: identidade, desafios e inovações na Educação Pública” e debater a importância desse processo na construção de uma nova escola, além de buscar uma efetiva contribuição para alcançar bons resultados na gestão e desempenho dos alunos.

Foto: Lton Santos / Semed

A secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, participou da abertura da formação e falou da importância do comprometimento do gestor com as unidades de ensino e que essa ligação mexe diretamente com o desenvolvimento do aluno e o bom funcionamento da escola.

“Não tenho dúvidas de que a melhoria dos resultados da gestão e do desempenho dos alunos tem relação direta com a formação continuada. Conseguimos, com muito planejamento, manter índices competitivos. O nosso programa de gestão mostrou que de todas as variáveis que impactam no processo de fazer educação, uma é invariável: o gestor. Onde temos gestores comprometidos temos bons resultados”, mencionou.

Para a coordenadora do Proemem, Vilma Paiva, a formação continuada é necessária para que os diretores conheçam as novas metodologias que vem sendo debatidas com o Comitê Gestor. “Nessa formação trabalharemos temas de grande relevância que foram apontados pelo Comitê, como relações interpessoais cotidianas e liderança escolar”, informou Vilma.

Foto: Lton Santos / Semed

O Progem possui ainda a organização de banco de reserva de novos gestores e certificação, onde poderão participar servidores efetivos da rede, pedagogos, professores e que tenham especialização em Gestão Escolar. As inscrições para o banco de reservas de novos gestores têm previsão de começar em novembro e os selecionados deverão substituir gestores que estão em processo de aposentadoria, licença médica ou para assumir novas unidades escolares.

“A valorização do capital humano é importante para que aconteça de forma natural essa mudança. A mensagem é essa, valorização do trabalho do educador, nós todos somos a sociedade, não podemos esperar das autoridades para que haja uma mudança”, salientou o palestrante do evento, João Rakson, professor e pedagogo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar.

Para o diretor, Jonssen Freitas, da Escola Municipal Sônia Maria da Silva Barbosa, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, o Progem é um serviço de conhecimento para profissionais com as mais variadas experiências. “Tanto os novos quanto os antigos gestores necessitam de uma orientação, ninguém é um ser acabado de sabedoria, precisamos saber articular com a sociedade, alunos e professores e assim desenvolver um trabalho muito melhor dentro da escola”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui