Gilmar Mendes anula condenação parcial de Sérgio Moro contra o ex-ministro José Dirceu

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu - foto: recorte/arquivo

Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu na Lava Jato assinadas por Sérgio Moro


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou, nesta terça (29), as condenações de José Dirceu no âmbito da operação Lava Jato

A decisão do magistrado atendeu a um pedido da defesa do petista e estendeu os efeitos da suspeição do ex-juiz parcial, Sergio Moro, atualmente senador pelo União Brasil do Paraná, aos processos que envolvem o ex-ministro da Casa Civil.

A decisão de Gilmar cita diversos indícios de parcialidade de Moro, ex-titular da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), como a condução coercitiva de investigados para prestar depoimento, o fato de ele aceitar o convite para ser ministro da Justiça no governo de Bolsonaro e as determinações “carregadas de adjetivações”.

O criminalista Roberto Podval, advogado de Dirceu, afirma que ele “está elegível” após a decisão de Gilmar. Advogados especialistas em direito eleitoral seguem seu entendimento e apontam que seu caso é similar ao do presidente Lula.

O advogado Marcos Jorge aponta que a decisão de Gilmar anulou os dois processos que traziam a hipótese de inelegibilidade do ex-ministro. “Não existe mais qualquer impedimento para que José Dirceu volte a disputar cargo eletivo”, afirmou ao Blog do Fausto Macedo no Estadão.

Ele aponta que o ministro do Supremo entendeu que Dirceu “teve suas garantias fundamentais violadas, pois não lhe foi concedido um julgamento justo e imparcial na jurisdição que era exercida pelo então Juiz Federal [Sergio Moro]”.

O ministro do STF Gilmar Mendes e o ex-juiz parcial Sergio Moro (União-PR) – foto: recorte

Izabelle Paes Omena de Oliveira Lima, advogada especialista em direito eleitoral, segue o entendimento e avalia que Dirceu poderá concorrer em disputas eleitorais novamente com a anulação das condenações do ex-juiz.

DCM

Artigo anteriorUSF Leonor Brilhante volta a ser referência na oferta da vacina BCG
Próximo artigoCinco países apoiam fundo internacional para conservação de florestas tropicais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui