Globo, que fez o golpe no Brasil, publica editorial contra Donald Trump

Globo publica editorial contra Donald Trump/Foto: Divulgação

O jornal O Globo, dos irmãos Marinho, publicou na manhã desta quarta-feira (9) um editorial duro contra a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Intitulado “O retrocesso com Trump”, o texto fala que “mais que surpreendente”, a eleição de Trump é “preocupante para o mundo”. O editorial compara o novo presidente a políticos europeus, como Putin, da Rússia, e pede “muita atenção das lideranças políticas, em todo o planeta” para os passos que Trump tomará.


Abaixo o texto:

O retrocesso com Trump

Mais que surpreendente – porque havia esta possibilidade -, é preocupante para o mundo a vitória de Donald Trump. Até agora, o avanço de grupos políticos nacional-populistas, xenófobos, anti-imigrantes e outras características típicas de movimentos reacionários contra a globalização parecia que poderia ficar restrito à parte da Europa, incluindo a Rússia de Putin.

Globo publica editorial contra Donald Trump/Foto: Divulgação
Globo publica editorial contra Donald Trump/Foto: Divulgação

Trump desfez esta esperança. O americano branco, de média ou baixa qualificação, de preocupações limitadas ao seu emprego, ao bairro e à família, foi convencido por Trump de que o inimigo são os outros: países, estrangeiros etc. A mensagem trumpista não é diferente do discurso dos políticos europeus que avançam em eleições regionais.

Com a diferença de que na Europa há a memória de que discurso do mesmo padrão produziu uma catástrofe em escala mundial nas décadas de 30 e 40 do século passado. Lembrança que talvez possa servir de algum contrapeso em eleições mais decisivas. A ver.

Será preciso, seja como for, muita atenção das lideranças políticas, em todo o planeta, com o reforço que as forças do atraso, contrárias à integração entre as sociedades e economias, passam a ter com Donald Trump na Casa Branca. Para combatê-las de maneira eficiente, é necessário aprender com a derrota democrata.

Fonte: Brasil 247

Artigo anteriorJogador mata árbritro após tomar cartão vermelho no México
Próximo artigoPai de aluna que fraudou Enem diz que só queria realizar sonho da filha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui