Governador anuncia monitoramento de todos os passageiros que desembarcarem no aeroporto

Foto: Divulgação
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta quarta-feira (25/03), um pacote de medidas complementares para o controle epidemiológico e contenção do novo coronavírus (Covid-19) no estado. Entre as novas determinações estão a decretação do regime de quarentena para os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que passarão a ser monitorados por meio de um aplicativo, e a aquisição de 30 mil kits de testes rápidos para a doença.
O governador também anunciou que os agentes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), terão poder de polícia, para fortalecer o controle epidemiológico.
Em relação à quarentena dos passageiros, Wilson Lima explicou que a medida visa aumentar o controle os casos suspeitos que chegarem a Manaus por via aérea. Segundo ele, equipes do Governo do Estado desenvolveram um aplicativo de celular que fará o monitoramento do estado de saúde dos usuários por um período de 14 dias. A solução tecnológica foi criada a partir de uma parceria com a iniciativa privada e estará disponível a partir desta quinta-feira (26/03).
“No momento em que essa pessoa baixar o aplicativo, ela vai ser localizada onde quer que esteja. É uma espécie de georreferenciamento. Uma espécie de localizador, GPS. Então, os profissionais vão acompanhar em tempo real e lá tem algumas opções dentro do aplicativo. Se ele precisar, por exemplo, de um atendimento médico emergencial, se de repente ele passar mal, se a situação dele se agravar, automaticamente uma equipe da FVS já sai para fazer o atendimento desse paciente e levar para o Delphina Aziz, que é o nosso hospital de referência”, disse o governador, em coletiva transmitida ao vivo pelas redes sociais.
Foto: Diego Peres/Secom
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, afirmou que o aplicativo vai facilitar o trabalho da vigilância epidemiológica e também atenderá os casos confirmados de Covid-19 que estão em isolamento domiciliar.
Kits de testes – Durante a entrevista coletiva online, Wilson Lima também afirmou que o Governo do Amazonas fez a aquisição de 30 mil kits de testes rápidos para o novo coronavírus, garantindo maior capacidade de testagem dos casos suspeitos.
Poder de polícia – Outra medida que anunciada pelo governador Wilson Lima foi a concessão do poder de polícia aos agentes da FVS-AM. A determinação constará em decreto estadual que será assinado ainda nesta quarta-feira. “Hoje apenas a vigilância sanitária tem esse poder, mas a partir do momento que a gente, vigilância epidemiológica, vigilância laboratorial, vigilância ambiental, passar a ter esse poder de polícia, com certeza vamos estar à disposição da população de uma maneira mais eficiente e realizando ações de vigilância que são importantes nesse momento do surto”, destacou Rosemary Pinto.
Medidas serão mantidas – O governador Wilson Lima também comentou o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, feito em rede nacional na noite de terça-feira (24/03), e reafirmou que o Governo do Amazonas não voltará atrás em nenhuma decisão tomada até o momento para conter o avanço do novo coronavírus no estado.
Segundo Wilson Lima, as decisões têm sido ponderadas com responsabilidade, pensando também no cenário econômico do Amazonas. “Primeiro, tem que proteger o cidadão e nós vamos fazer isso a qualquer custo. Do outro estamos conversando com o comércio, com a indústria e com outros setores da economia para manter minimamente as atividades econômicas para que a gente não tenha um prejuízo tão grande com o desemprego”, finalizou.

Artigo anteriorSepror antecipa pagamento para 112 agricultores atendidos pelo PAA
Próximo artigoVereador Jaildo remaneja R$ 100 mil de emendas parlamentares para a Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui