Governador anuncia reforma e implantação de leitos de UTI em hospital de Tabatinga

Foto: Lucas Silva / Secom

O governador Wilson Lima apresentou, nesta quarta-feira (29/06), o projeto de reforma e ampliação da Unidade Hospitalar de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). O hospital passará a contar com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sob a execução da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a revitalização da unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está entre as 17 obras do pacote de Saúde lançado pelo Governo do Amazonas, este ano, e que tem investimentos previstos de R$ 279,5 milhões.

“O que a gente anuncia é um feito histórico. Estamos descentralizando serviços de saúde da capital para o interior. E Tabatinga também será uma das cidades polos a receber leitos de UTI”, afirmou o governador Wilson Lima.

Além de Tabatinga, a ampliação do hospital irá atender a população dos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant. O projeto de revitalização prevê mais saúde para o interior, com aumento na capacidade de atendimentos, mais leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e acessibilidade.

Estrutura

Com a reforma, a unidade contará com 64 leitos de enfermaria, isolamento e observação; 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três centros cirúrgicos e uma sala para pequenas cirurgias. Para o pronto-socorro adulto e infantil, serão oito consultórios, 18 leitos incluindo de emergência (2), enfermaria de observação (6) e UTI adulto (10), além de um parque de imagens completo, com sala de raio-X, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e mamografia.

As alas da maternidade, de enfermarias e cirúrgica contarão com 71 leitos no total, incluindo para UTI adulto, infantil e de isolamento; enfermaria e leitos de Unidade de Cuidados Neonatais Intermediários (UCNI). Na ala de maternidade serão implantados uma enfermaria de alto risco e dois quartos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP).

O projeto de reforma da unidade hospitalar de Tabatinga também inclui a revitalização da fachada, calçadas, portões de acesso, estacionamento, nova cobertura para embarque e desembarque de pacientes, novo bloco administrativo e de serviços hospitalares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui