Governador lança aplicativo de acionamento do Corpo de Bombeiros

O governador David Almeida disse que o aplicativo vai ajudar ainda mais a população, pois alia tecnologia à prestação de serviço/Foto: Valdo Leão

O governador David Almeida lançou, nesta terça-feira (26), o Sistema de Aplicativos de Chamada de Emergência (Sace), que aciona online, por meio de smartphone ou tablet, unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O lançamento ocorreu durante a inauguração da Boreo Indústria de Componentes, que se tornou parceira do projeto ao doar os tablets que serão utilizados pela corporação para gerenciar e atender as demandas recebidas a partir do aplicativo.


“O Corpo de Bombeiros entrega hoje um aplicativo que vai ajudar ainda mais a população, aliando tecnologia à prestação de serviço”, destacou o governador David Almeida, que recebeu das mãos do presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Bruck Rotenberg, os tabetls que serão usados pelo Corpo de Bombeiros.

O governador David Almeida disse que o aplicativo vai ajudar ainda mais a população, pois alia tecnologia à prestação de serviço/Foto: Valdo Leão

O Sace é um sistema composto por três aplicativos que se comunicam entre si. O primeiro, “Chamar Emergência”, foi desenvolvido para smartphones e tablets e será disponibilizado para a população realizar a chamada de emergência georreferenciada de forma rápida e eficaz, com a possibilidade de enviar áudio e foto do local para o Centro de Operações.

O segundo aplicativo, “Gerenciar Emergência”, será utilizado pela Central que vai filtrar e dimensionar a melhor força operacional a ser empregada, direcionando a equipe mais próxima e mais preparada para atender esse chamado. E, por último, o “Atender Emergência”, que será utilizado pela guarnição acionada que fará uso das coordenadas recebidas para atender a demanda.

Foto: Valdo Leão

Eficiência – O Sace foi desenvolvido para melhorar o atendimento dos Bombeiros à população, reduzir o tempo de resposta para as chamadas de urgência e otimizar o trabalho da corporação, de acordo com o idealizador e desenvolvedor do Sistema, capitão Marco Antônio Gama. Outra vantagem é a diminuição do número de trotes, uma vez que o sistema identifica o local exato do solicitante e os dados do seu telefone móvel.

“O Sace integra em tempo real os usuários, o Centro de Operações e as viaturas de emergência, com troca de informações essenciais de geolocalização, imagens, áudios, ligação telefônica e mensagens de texto de um acidente, desastre ou outra calamidade que necessite de um atendimento emergencial do Corpo de Bombeiros”, explicou.

Foto: Valdo Leão

Disponível em outubro – O aplicativo, segundo o capitão Gama, estará disponível para download a partir de outubro. O cidadão poderá baixar o “App” direto da loja de aplicativos do seu celular.

O sistema foi criado por profissionais do CBMAM em trabalho de pesquisa de Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. De acordo com o idealizador, a experiência no atendimento das ocorrências pela corporação foi fundamental para o desenvolvimento do “App”, que estará disponível para usuários do Google Play (Android) e App Store (iOS).

Ampliação de mercado – Com capacidade nominal para inserção de 1,1 milhão de componentes por hora, a fábrica Boreo passa a fabricar no Polo Industrial de Manaus (PIM) placas e baterias para computadores e celulares e, com isso, vai atender a Positivo Tecnologia e as marcas que estão debaixo de seu guarda-chuva – Positivo, Quantum e VAIO –, além de estar aberta para demandas do mercado. De imediato, a Boreo vai empregar 270 colaboradores. Instalada em uma área de 8 mil metros quadrados no Distrito Industrial I, a nova fábrica de componentes do PIM chega com um maquinário moderno para atender às necessidades de um setor cada vez mais avançado.

“O Amazonas é o porto seguro dos investimentos. O modelo Zona Franca de Manaus é o único que tem resguardado as suas garantias constitucionais e estamos trabalhando para que possamos dar mais oportunidades e melhores condições para que os grupos nacionais e internacionais possam vir aqui e aportar neste modelo de desenvolvimento que se chama Zona Franca de Manaus”, destacou o governador David Almeida.

A instalação da Boreo no PIM faz parte do processo de ampliação da atuação da Positivo Tecnologia em Manaus, decisão tomada em 2015 e iniciada com a migração para uma nova unidade fabril, cuja capacidade produtiva atual é de 194 mil PCs e 239 mil smartphones por mês. “Esta é a segunda etapa de nossa ampliação na capital manauara, local com mão de obra qualificada, que nos agrega em potencial para oferecermos equipamentos cada vez mais competitivos e que atendam à demanda dos consumidores brasileiros”, explica o presidente Hélio Bruck Rotenberg.

Artigo anteriorSuper-diretor Leonel Feitosa dá reforço no caixa do próximo governador
Próximo artigoArena da Amazônia sedia Campeonato Amazonense de Futebol de Mesa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui