Governo define estratégias para desenvolver Cadeia do Mel

Foto: Divulgação/SEDECTI

Os secretários de estado de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga; de Produção, Petrucio Júnior; produtores, técnicos e pesquisadores reuniram-se para definir estratégias voltadas ao desenvolvimento do setor de meliponicultura (produção de mel) no Amazonas. A regularização da atividade, com a implementação de uma legislação específica para o setor, foi uma das propostas definidas com vistas ao fortalecimento da Cadeia do Mel no mercado local.


A Rede Mel, entidade que congrega os produtores de mel, estima que existam cerca de 735 meliponicultores espalhados em todo o estado, muitos em áreas remotas, atuando de forma artesanal sem nenhum tipo de apoio ou assistência que garanta uma produção em escala, apesar da qualidade do mel fabricado no Amazonas.

Segundo o secretário Jório Veiga, ao Estado interessa muito apoiar a produção de mel, não só por gerar renda e ocupação nas cidades do interior, mas por ser também um avanço na estruturação de uma rede de bionegócios totalmente alinhada com o princípio da sustentabilidade. “Queremos que o Amazonas seja, nos próximos anos, uma referência de qualidade na produção de mel”, acrescentou.

De acordo com os especialistas, a Cadeia do Mel combina alto potencial de inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental, mas enfrenta de um modo geral baixa produtividade e carência de assistência técnica.

Artigo anteriorBill Gates deixa conselho da Microsoft
Próximo artigoProcon Manaus instaura ato de investigação ás operadoras telefônica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui