Governo disponibiliza serviços psicossociais e de orientação para usuários de álcool e drogas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Em seu uso excessivo, o álcool e as drogas podem causar dependências químicas e transtornos mentais e comportamentais. Atento a isso, o Governo do Amazonas trabalha na prevenção desses casos, além de oferecer o auxílio e encaminhamento dos usuários para redes de apoio, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).


Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), a Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD) da Sejusc, trabalha no apoio técnico para reinserção social de usuários que buscam ajuda com acompanhamento familiar e individual, psicossocial, palestras didáticas, ações de conscientização, escuta qualificada e orientações para início e continuidade dos tratamentos de reabilitação.

Todo o trabalho da Sejusc é feito a partir da manifestação do dependente químico. Outras pessoas podem solicitar apoio a terceiros, no entanto, nada pode ser feito compulsoriamente, todos os serviços partem do interesse individual.

Flávia Ribeiro, gerente da GPAD, comenta que a oferta dos serviços é um compromisso da pasta com a ressocialização das pessoas na sociedade e que o atendimento é humanizado, entendendo que os dependentes têm direitos e precisam de apoio para o próprio cuidado.

“Toda pessoa que precisa de ajuda, de tratamento para se reabilitar da dependência química chega aqui na gerência e nós fazemos uma triagem, ajudamos de alguma maneira e encaminhamos essas pessoas. Temos o compromisso de acompanhar todo esse processo. Além disso, nós também ajudamos na ressocialização social, dando todo apoio que essa pessoa pode ter no pós-tratamento”, explica Flávia.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), a gerência ainda participa da Central Integrada de Fiscalização (CIF) em locais de consumo de bebida alcoólica e drogas na capital, atuando na orientação e triagem dos usuários.

As atividades da Sejusc também são feitas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), no encaminhamento para redes de saúde em que o usuário de drogas e álcool pode realizar o tratamento.

“No ano de 2023, nós pudemos atender cerca de 300 pessoas com atos de prevenção e sensibilização. Os atendimentos aqui na gerência chegam em torno de 50 pessoas, voluntariamente, em busca de ajuda, depende muito dos encaminhamentos para a nossa secretaria”, pontuou a gerente.

Gerência

A gerência está localizada na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis. No local, as pessoas podem se dirigir ao setor e, após a escuta qualificada, serão encaminhadas para um local de reabilitação ou receberão o auxílio com os demais serviços.

A pasta ainda atende por meio de whatsapp, por meio do contato: (92) 98450-5576; e também por atendimento de forma on-line para todos os municípios do Estado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Artigo anteriorFilho de Hebe Camargo coloca à venda coleção de carros de luxo da apresentadora
Próximo artigoIdam fortalece comunidades agrícolas do interior de Manacapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui