
O pagamento dos salários de funcionários das empresas Total Saúde e Serviços Médicos e Enfermagem LTDA e da Salvare Serviços Médicos, começam a ser feitos a partir de amanhã, sexta-feira (21), segundo informações divulgadas pelo Sistema de Saúde do Amazonas.
Conforme notícia já divulgadaz, a Susam assumiu, temporariamente, a gestão dos serviços prestados nas unidades de saúde do Estado pelas empresas que estão com as contas bloqueadas pela Justiça, garantindo, dessa forma, a normalidade do atendimento, sem prejuízos à população, ao mesmo tempo em que determinou a realização de medidas administrativas úteis e necessárias ao pagamento da remuneração dos empregados, diretamente, envolvidos com a prestação dos serviços de saúde nas unidades do Estado, conforme Portaria 574/2016 – GSUSAM, datada de 18 de outubro.

Vale ressaltar que a Gestora da Saúde no Amazonas, já havia procedido a suspensão dos contratos com o Instituto Novos Caminhos, investigado pela Justiça, bem como nomeou interventores para as unidades de saúde atendidas por meio desses contratos – UPA Campos Sales, UPA e Maternidade Tabatinga e o Centro de Reabilitação em Dependência Química, no Rio Preto da Eva.
De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, independente da decisão judicial, a administração estadual tem ciência da importância da remuneração profissional dado seu caráter alimentar. O Secretário ressalta que, por não possuir vínculo empregatício com os funcionários terceirizados, buscou-se junto à Procuradoria Geral do Estado respaldo para fins de solução da demanda, oportunidade na qual o referido órgão procedeu à indicação do procedimento jurídico adequado.