Governo do Amazonas lança Fórum de Comunicação Institucional

Também foi anunciado o lançamento da Agência de Notícias/Fotos: Vítor Souza/SECOM
Também foi anunciado o lançamento da Agência de Notícias/Fotos: Vítor Souza/SECOM
Também foi anunciado o lançamento da Agência de Notícias/Fotos: Vítor Souza/SECOM

Um dos novos canais de comunicação será a Agência de Notícias do Governo do Amazonas, que está em fase de homologação pela Prodam. “A nossa equipe tem trabalhado junto com a Prodam para colocar no ar a Agência de Notícias. Significa que todo esse processo, no qual os releases e vídeo releases que hoje percorrem um caminho muito longo até chegar às redações, será suprimido e substituído pela tecnologia. Quem tiver nas redações vai poder ter acesso a textos, fotografias e vídeos sem precisar de toda essa logística, com conteúdo disponível para download. Isso significa economia”, destacou o secretário.


Segundo Amaral Augusto, os eventos serão realizados a cada dois meses, sendo que o 2º Workshop de Comunicação Institucional, marcado para setembro, terá como tema “Fotografia e Release na Era Digital”.

Fórum permanente – De caráter permanente, o Fecom vai coordenar os debates, capacitações, pesquisa e programas em atenção às demandas efetivas dos órgãos estaduais na área de comunicação pública. Sob a coordenação da Secom, o Fórum também vai oferecer suporte aos órgãos estaduais nas demandas voltadas à área de comunicação pública; realizar parcerias com instituições públicas e privadas, visando a troca de experiências, o desenvolvimento de projetos, atividades, capacitações e treinamentos; e, ainda, planejar, organizar e elaborara manuais para padronizar a rede de comunicação governamental.

Além da Secom, o fórum terá representantes nos seguintes órgãos: Fundo de Promoção Social (FPS), Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Palestrantes – O 1º Workshop de Mídias Sociais teve cerca de sete horas de debates, com temas relacionados às mídias sociais e seu uso no processo de comunicação. Abrindo as discussões, o gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae-AM, Márcio Raphael Silva, trouxe o tema “Marketing na Era do Diálogo: o Valor Pelo Conteúdo”, no qual explanou sobre a importância do marketing de conteúdo nas mídias sociais. “A gente vive hoje no ambiente de rede e o processo da comunicação e do marketing precisa acompanhar essa tendência”, disse o especialista, ao ressaltar a necessidade de planejamento e estratégia para a eficiência da comunicação.

O consultor da Prodam, Glauber Gomes falou sobre “Utilização e Manuseio das Ferramentas nas Mídias Sociais”, enquanto a advogada Marcela Paulo trouxe a discussão para o campo jurídico. Com o tema “Do Bang Bang ao Juridiquês: Rede Social Não é Terra Sem Lei”, Marcela alertou para os cuidados que se deve ter com os conteúdos postados nas redes sociais.

As jornalistas Amanda Mota e Roberta Bindá, apresentaram experiências bens sucedidas nas redes sociais. No caso de Bindá, a Fan Page “Amazonas Social”, que inovou na forma de divulgar no Facebook as ações do Fundo de Promoção Social (FPS) e de toda uma rede de instituições que atua com assistencialismo no Estado. Em apenas um ano, o Amazonas Social alcançou números expressivos, com postagem que já chegou a alcançar 3 milhões de acessos e destaque para o fato de todos os acessos serem orgânicos (não patrocinados). Amanda Mota também apresentou como case de sucesso a Fan Page da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com seus mais de 30 mil seguidores.

Com o tema “Para que Servem e Como Utilizar os Números nas Redes Sociais para Entender Nossa Posição”, o diretor executivo da Opinião Comunicação e Estratégia, Paulo Petitinga, trouxe um perfil das principais Mídias Sociais disponíveis, com seus públicos, horários de pico e como fazer a mensuração dos resultados obtidos para um melhor direcionamento da estratégia de comunicação.

Artigo anteriorBrasil derrota os EUA e vai a semi da Liga Mundial contra a França
Próximo artigoHomem morre eletrocutado ao tentar fazer ligação clandestina em poste, na Zona Leste de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui