Governo Federal mantém atendimento do Serviço Social no INSS

Foto: Lúcia Bernado Jr/CD

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, garantiu, nesta quarta-feira, (1), a manutenção do Serviço Social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e reconheceu a luta da deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) pela recomposição do orçamento da União, na área social. A definição ocorreu durante a reunião da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília.


Osmar Terra foi convidado para debater e esclarecer sobre mudanças no Serviço Social do INSS, porque foi mencionado que o serviço social do INSS teria mudanças que poderiam restringir o atendimento aos trabalhadores e que o governo federal já tinha elaborado minuta de portaria propondo a retirada do serviço social da estrutura do INSS. Contudo, Osmar Terra informou que não se mexeu no regimento e o serviço foi mantido.

Foto: Lúcia Bernado Jr/CD

Esse serviço, regulamentado na Lei 8.213/91 pelo art. 88, foi criado no governo Getúlio Vargas, ainda em 1944. Diariamente este serviço é realizado por centenas de assistentes sociais nas agências do INSS. Esses profissionais atendem milhares de pessoas todos os dias para informá-los sobre os seus direitos e sobre as formas de obtê-los, como por exemplo benefícios previdenciários e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a deputada Conceição, o resultado da reunião foi uma vitória da manutenção do serviço social no INSS. “O ministro veio afirmar que no INSS a questão do serviço social vai ser mantida e nós levamos a subsecretária municipal de Assistência Social de Manaus, Jane Mara Moraes, a pedido do prefeito Arthur Neto e do secretário Elias Emanuel e mostramos que o Amazonas está na luta pela recomposição do orçamento na área social para evitar o fechamento das unidades da assistência social no município de básica, média e alta complexidade incluindo os CRAS, CREAS, Centros pops e abrigos”, declarou a parlamentar.

Artigo anteriorMPF ajuíza ação contra RR por ‘remoção forçada’ de venezuelanos para abrigo
Próximo artigoSuhab realiza Bazar Novembro Azul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui