Governo incentiva pesquisa de detecção e remediação de mercúrio.

Técnicos da UFAM) estiveram reunidos na SDS, para tratar do tema.
Técnicos  da UFAM) estiveram reunidos na SDS, para tratar do tema.
Técnicos da UFAM estiveram reunidos na SDS, para tratar do tema.

Uma equipe multidisciplinar de professores e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) se reuniu na manhã desta quarta-feira (16 de julho), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), para apresentação do projeto de pesquisa de detecção e remediação de mercúrio.


“Nosso projeto está focado nos problemas da região amazônica, como a contaminação de mercúrio dos rios e as populações ribeirinhas que sofrem com isso. Ele é uma substância biocumulativa. Os ribeirinhos comem peixes, que se alimentam de plantas do rio que têm bastante concentração de mercúrio. Isso pode provocar doenças”, explicou a biotecnóloga Luna Lacerda.

A competição iGEM (International Genetically Engineered Machines), que este ano ocorre em Boston (EUA), no período de 30 de outubro a 04 de novembro, foi criada em 2004, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Os objetivos são a criação de um banco de dados mundial de partes biológicas; o incentivo da criatividade; a interação entre grupos de pesquisa; e a geração de ideias e tecnologias inovadoras de caráter multidisciplinar. “A inserção do Amazonas é interessante, porque há poucos representantes brasileiros”, afirmou o professor da UFAM, Carlos Gustavo Nunes.

O mercúrio ainda é utilizado de forma precária nos garimpos da região, sendo inclusive regulamentado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAAM), através das Resoluções 011 e 014 de 2012. O tema deve ser retomado ainda este ano pela presidência do Conselho, conforme declarou a Secretária da SDS, Kamila Botelho.

“Nos próximos meses, colocaremos em pauta, no CEMAAM, as resoluções que tratam do uso do mercúrio, com o objetivo de avaliar qual foi seu impacto socioambiental para a atividade garimpeira, mas, estamos investindo em análises dos estudos e pesquisas sobre o tema. A pesquisa da UFAM receberá apoio do Governo do Amazonas para que possamos avançar nessa questão”.

Artigo anteriorNo Dia do Advogado, OAB-AM promove Júri Simulado com estudantes de direito
Próximo artigoDerrota coloca o Flamengo na lanterna do Campeonato Brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui