O palco do Teatro Amazonas será o ponto de encontro entre a música e a dança nos espetáculos que os Corpos Artísticos do estado prepararam para a programação cultural da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, série de eventos e atividades realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.
Entre os destaques, “A Floresta do Amazonas”, de Heitor de Villa-Lobos (1887-1959), abre o roteiro do grupo com acompanhamento da Orquestra Amazonas Filarmônica, conduzida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, do balé do Corpo de Dança e a seção masculina do Coral do Amazonas. A soprano Daniella Carvalho atuará como solista. Composto como trilha sonora para o filme “Green Mansions”, o trabalho foi recusado pela produtora MGM devido à complexidade dos arranjos de Villa-Lobos. Ele então escreveu uma nova partitura, que será executada na íntegra hoje, sábado (07), às 20h00.
No domingo (08), às 19h00, o Corpo de Dança do Amazonas apresenta a releitura de “A Sagração da Primavera”. Fruto da colaboração entre os coreógrafos André Duarte e Adriana Góes, o espetáculo baseia-se no Ritual da Menina Moça, tradicional festividade dos povos do alto Solimões. “A montagem, apesar de possuir características universais, ganhou a cara da cultura amazônica”, explica Adriana, bailarina do CDA e professora de dança. O acompanhamento instrumental será reproduzido por meio de gravação de música executada pela Amazonas Filarmônica, em concerto realizado ano passado, durante a programação do projeto Série Guaraná. Na ocasião, celebrou-se o centenário da revolucionária obra de Igor Stravinski (1882-1971).