GRES Sem Compromisso ganha nova sede na Zona Norte de Manaus

Prédio da nova sede da Sem Compromisso, em Manaus/Foto: Divulgação

Acontece amanhã, segunda-feira (18), a inauguração da nova sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Sem Compromisso, às 20h00, em cerimônia que terá a presença do governador José Melo.
A nova quadra da escola de samba que tem como símbolo um tucano, e tem as cores verde e amarelo, fica na Avenida Margarita, no conjunto Nova Cidade, zona norte de Manaus. No local, além dos ensaios técnicos, parte da preparação da escola para o desfile de Carnaval, serão desenvolvidos projetos sociais para os moradores como cursos de artesanato, eventos esportivos, aulas de música e atividades físicas para idosos.


Com intuito de incentivar a cultural local, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está executando a construção, reforma e ampliação das quadras das principais escolas de samba da cidade. A secretária executiva da Seinfra, Karla Carriço explicou que entre as construções, o Governo já beneficiou o GRES Unidos da Alvorada, com a construção da quadra da escola, que fica localizada no próprio bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital e, agora, a Sem Compromisso. Está em curso a obra da nova quadra do GRES Reino Unido da Liberdade, no bairro Morro da Liberdade, zona sul. Entre as obras de reforma, a Seinfra já entregou a sede do GRES Mocidade Independente de Aparecida, zona sul, e de A Grande Família, na zona leste. Está em fase de finalização a obra de reforma e ampliação da quadra do GRES Vitória Régia, no bairro Praça 14, zona sul de Manaus.

“O Governo do Amazonas é incentivador da tradição cultural brasileira e sente-se honrado em contribuir para a realização dos projetos sociais da Sem Compromisso”, destaca Karla Carriço.

O investimento da obra da Sem Compromisso foi de R$ 2,9 milhões. A nova sede da escola de samba possui uma quadra para ensaios (salão amplo), quatro salas, o espaço para uma loja, duas cantinas, cozinha, dois depósitos, área de espera para os artistas e ainda banheiros masculino e feminino. No mezanino está situado o palco, 12 camarotes laterais, um camarote para autoridades, dois camarins, quatro salas e banheiros masculinos e femininos.

“Com a entrega da nova sede, vamos ampliar a realização das atividades sociais, culturais, esportivas e de lazer na zona norte de Manaus tendo como parceiros o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Manaus”, afirma Getúlio Rodrigues Lôbo, presidente da Sem Compromisso.

Projetos com o novo espaço

A Sem Compromisso tem como objetivo ampliar os programas sociais, esportivos e culturais para atender aos moradores, principalmente do conjunto Nova Cidade, onde, há mais de quatro anos, a escola realiza eventos socioculturais como, por exemplo, os ensaios da bateria com jovens moradores da localidade. Esse trabalho visa formar novos músicos por meio de instrumentos de percussão. “Para participar os jovens devem comprovar sua presença em sala de aula e boas notas para fazer parte da bateria da Sem Compromisso. Eles também podem ajudar na renda familiar quando se apresentarem em eventos externos”, explica Getúlio Lôbo.

Em 2015, os jovens ritmistas da Sem Compromisso se apresentaram no Teatro Amazonas acompanhando a Orquestra Filarmônica e o Coral do Teatro. “A participação no Teatro Amazonas nos trouxe satisfação de contribuir com o futuro promissor desses adolescentes”, comenta Getúlio Lôbo.

A escola de samba também participa diretamente do esporte naquela área da cidade, contribuindo na distribuição de equipamentos esportivos, medalhas e troféus em torneios e visa, ainda, projetos como a melhoria física e mental dos idosos, realizar cursos de artesanato e de arte, em geral, para criar mão de obra que pode ser utilizada na elaboração do desfile da escola e até para a confecção de peças que podem ser comercializadas. Além disso a escola quer incentivar a realização de aulas de lutas marciais para jovens e adultos.

Bloco se tornou escola por sua história de vitórias

Fundada por um grupo de moradores da Rua Comendador Clementino, no Centro de Manaus,  a escola de samba Sem compromisso foi chamada primeiramente de Unidos da Comendador. Em 1979, os moradores decidiram fundar o Bloco “Sem Compromisso” que, em 1980, desfilou pela primeira vez  quando os desfiles carnavalescos ocorriam na Avenida Djalma Batista, com enredo: “Jurupari –  O encantado da selva”, conquistando o 3º lugar no desfile dos Blocos Especiais. Motivados pela colocação, o grupo preparou o Bloco Sem Compromisso para o desfile de 1981 com enredo: “O mundo encantado das crianças”, obtendo com um desfile diferente o seu 1º Campeonato. Em 1982, ainda como bloco, desfilou com enredo: “Paraíso Tropical”, consagrando-se Bicampeão do carnaval. Pela conquista de dois campeonatos, a organização do carnaval de Manaus decidiu que o bloco deveria se tornar escola de samba. Assim em 1983, a Sem Compromisso estreou no Grupo principal de Escolas de Samba de Manaus, com o Enredo – “Hotel Cassina – Apoteose Boêmia”, conquistando o 3º lugar.

Artigo anteriorSessão do impeachment se transforma na mais longa da história da Câmara
Próximo artigoFlu e Vasco encaram calor de 30º na decisão Taça GB, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui