
A partir das 15h desta quinta-feira (7), a Arquidiocese de Manaus, por meio das Pastorais Sociais realizará um ato aderindo à convocação nacional para a 29ª. edição do evento Grito dos Excluídos – Vida em Primeiro Lugar, com o tema “Você tem fome e sede de quê?”.
A missa acontece a partir das 16h, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – Rua Tupinambá, 119 – Cidade Nova. A caminhada será às 17h, até o Memorial do Cruzeiro – Cidade Nova II.
Como em todos os anos, o evento deve reunir centenas de pessoas, tendo início com a missa pela Amazônia, presidida pelo Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, e encerrando com uma caminhada pelas ruas da Zona Norte de Manaus.
O Grito é um processo de construção coletiva, é muito mais que um ato, é uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos populares comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas.
Tem como objetivo valorizar a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor. Incentivar ações que fortaleçam e mobilizem as pessoas para atuarem nas lutas locais, denunciar as injustiças e os males causados por este sistema neoliberal, que exclui degrada e mata, concentra a riqueza e renda nas mãos de alguns e impõe a miséria para milhões.