
O guarda municipal Francisco das Chagas Eugênio de Araújo foi preso na manhã deste sábado (26), após ser flagrado em vídeo agredindo com um cassetete um homem algemado e rendido no Centro Histórico de Manaus. As imagens, que viralizaram nas redes sociais na quinta-feira (24), mostram Francisco batendo no suspeito enquanto outros guardas observam e um deles registra a cena.
Segundo informações, Francisco e outros seis agentes que aparecem nas imagens foram afastados de suas funções logo após a repercussão do caso. Durante a agressão, nenhum dos guardas interveio ou tentou impedir a violência, ao contrário, os envolvidos chegaram a zombar da vítima.
O vídeo tem pouco mais de um minuto de duração e gerou revolta entre internautas e autoridades. Em resposta, a Corregedoria da Guarda Municipal instaurou procedimento disciplinar e a Polícia Civil abriu investigação sob a tipificação de tortura.
Neste sábado, por volta de 9h30, Francisco se apresentou voluntariamente ao 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde já havia um mandado de prisão expedido contra ele. Após prestar depoimento, o servidor passou por exame de corpo de delito e será encaminhado ao sistema prisional.
Os nomes dos demais agentes envolvidos ainda não foram divulgados. A investigação sobre o episódio segue em andamento.
Por Correio da Amazônia