
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse nesta quarta-feira (2) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sabe que a única alternativa às sanções econômicas contra seu país é uma Terceira Guerra Mundial, que seria “uma guerra nuclear devastadora”.
Em entrevista à rede de televisão Al Jazeera, Lavrov declarou que Biden “tem experiência e sabe que não há alternativa às sanções, a não ser a guerra mundial”.

Visitar – foto: recorte/internet
Biden anunciou em seu discurso no final da noite desta terça-feira (1º) novas sanções contra a Rússia, como o fechamento do espaço aéreo americano às companhias aéreas russas, e disse que os Estados Unidos vão proteger todos os países-membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que ficam próximos à Rússia.
Uma mulher carrega uma criança depois de fugir da invasão da Ucrânia pela Rússia, na fronteira em Siret, Romênia.

Consequências de uma guerra nuclear para a humanidade
O estudo mostra que ter muito mais luz ultravioleta chegando ao nosso planeta teria consequências profundas para qualquer pessoa e qualquer ser vivo que sobrevivesse às explosões iniciais. Câncer de pele, por exemplo, seria um terrível problema para a humanidade. Processos agrícolas e ecossistemas inteiros estariam com os dias contados.
“As condições mudariam dramaticamente e as adaptações que poderiam funcionar no início não ajudariam conforme as temperaturas voltassem a se aquecer e a radiação ultravioleta aumentasse”, explicou o cientista atmosférico Charles Bardeen, do National Center for Atmospheric Research (NCAR), no Colorado.
“Assim que a fumaça estivesse se dissipando, as rajadas de raios ultravioletas causariam impactos completamente diferentes na saúde humana e na agricultura”, completou o especialista.
“Além de todas as fatalidades que aconteceriam quase que imediatamente, os efeitos climáticos e os efeitos UV seriam generalizados. Eles não são restritos a onde a guerra ocorre. Eles são globais, então afetariam a todos nós”, finalizou Bardeen.