Guia da Cidadania quer incentivar debate entre jovens sobre importância do voto

Foto: Divulgação

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) lançou uma nova versão do Guia da Cidadania, como parte dos eventos da Semana do Jovem Eleitor, celebrada por toda a Justiça Eleitoral de 29 de novembro e 3 de dezembro. O Guia reúne material didático destinado a provocar e orientar debates e reflexões entre alunos e professores do Ensino Médio sobre a participação de jovens no processo eleitoral brasileiro.


Os temas propostos se relacionam com as mais relevantes e recentes discussões sobre a temática eleitoral, como o combate à desinformação e a importância do voto e das eleições para a democracia. O Guia foi criado como uma ação do eixo cidadania de atuação da EJE e foi concebido como repositório de noções essenciais para o exercício dos direitos políticos, reforçando o papel das EJEs na formação dos jovens que iniciam a vida política.

Para o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), Cássio André Borges, a Semana do Jovem Eleitor tem uma grande importância na conscientização dos jovens sobre a necessidade de se alistar e votar, trazendo para o debate político nas diversas esferas de poder do Brasil a representatividade, os anseios e as necessidades da juventude. “É muito importante que esse público vote, porque existem muitas pautas que dizem respeito a eles [os jovens]. É um segmento numeroso da sociedade, e eles são o futuro do país”, afirma o magistrado.

O alistamento eleitoral e a emissão do primeiro título podem ser feitos por meio da internet, no Portal do TSE, ou presencialmente no cartório eleitoral da localidade em que a pessoa mora. Podem se alistar jovens a partir de 15 anos que, na data do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, já terão completado 16 anos.

Artigo anteriorJovem é executada com 2 tiros na cabeça em lanchonete
Próximo artigoTransformação digital no setor público impulsiona eficiência e economia em prefeituras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui