PUBLICIDADE
Início Amazonas Hábitos saudáveis previnem o câncer, alerta FCecon

Hábitos saudáveis previnem o câncer, alerta FCecon

Foto: Lucas Silva/Secom
PUBLICIDADE

Consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e tabagismo são alguns fatores de risco para desenvolver o câncer. Nesta quinta-feira (08/04), celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta a população para que adote hábitos saudáveis para prevenir a doença.

O câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células. Estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores.

PUBLICIDADE

Causas – O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas, presentes no meio ambiente, e internas, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.

Estudos mostram que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o ideal é que a população evite os hábitos e práticas nocivas à saúde.

“Para se desenvolver o câncer, há fatores de risco que podem prejudicar a vida das pessoas. São hábitos adquiridos até mesmo na juventude, que trarão muitos malefícios no futuro, como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a obesidade”, afirma.

Prevenção – A adoção de hábitos saudáveis de vida pode prevenir a doença, destaca a coordenadora Estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista da FCecon, Marília Muniz.

“Precisamos alertar a população sobre os cuidados que ela deve ter para evitar essa doença, que é crônica, mas que pode ser 100% curável se for diagnosticada precocemente. Uma das atitudes é evitar o sol em excesso sem proteção. Outra são os hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos e evitar alimentos gordurosos, enlatados e embutidos”, afirma a coordenadora.

Outra ação que pode evitar o câncer é não fumar e evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Proteção e exames – O uso de preservativo durante as relações sexuais é uma importante medida. Desta forma, homens e mulheres previnem o Papilomavírus Humano (HPV), vírus adquirido sexualmente e que causa, através de infecções persistentes, o desenvolvimento de câncer de colo do útero e de pênis.

Os exames de detecção precoce do câncer de colo uterino, de mama e de próstata também devem ser feitos pela população seguindo o período e faixa etária indicados. “Muitos de nós trazemos na nossa genética a possibilidade de desenvolver o câncer ao longo da nossa vida. Então, tenha hábitos saudáveis de vida e faça seus exames para um diagnóstico precoce”, destaca Muniz.

Números – Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2021, em torno de 5,4 mil novos casos de câncer serão registrados no Amazonas.t

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile