
Líder da temporada, o britânico Lewis Hamilton cravou neste sábado o melhor tempo da história do atual traçado do circuito de Barcelona na Fórmula 1 e ficou com a pole position para o GP da Espanha, que será realizado às 10h10 (de Brasília) de domingo.
Ele cravou 1min16s173, diminuindo o recorde que, antes do treino classificatório, pertencia a Sebastian Vettel, que fez 1min17s182 nos testes de março. O finlandês Valtteri Bottas larga em segundo com a Mercedes (1min16s213) e Vettel (1mins16s305) foi o terceiro com a Ferrari.

Esta foi a 74ª pole de Hamilton na carreira, a segunda em 2018. Mesmo enfrentando uma temporada irregular , o britânico é o líder do Mundial de Pilotos com 70 pontos, quatro a mais do Vettel.
Um ano de recordes
A passagem da Fórmula 1 por Barcelona rendeu uma série de recordes em 2018. Nos testes de março, ele foi estabelecido de forma extra-oficial em dois dias consecutivos. Primeiro com Daniel Ricciardo, e depois com Vettel, que ficou com o recorde até este sábado.
Na verdade, até o Q2, quando o alemão encerrou na frente estabelecendo o primeiro tempo abaixo dos 1min17 ao fazer 1min16s802. No Q3, a série de recordes quebrados continuou, com os seis primeiros andando na casa dos 1min16s.
Vale a ressalva que as marcas em testes não são registradas como oficiais por terem sido alcançadas durante os treinos Em provas de Fórmula 1, o tempo de 1min19s149, obtido por Lewis Hamilton na classificação de 2017, era o melhor até este sábado.
Alonso no Q3
Correndo com o apoio da torcida, Fernando Alonso conseguiu pela primeira vez entrar na fase decisiva de um treino classificatório com a McLaren. Largará em oitavo, ficando atrás dos dois carros de Mercedes, Ferrari e Red Bull e da Haas de Kevin Magnussen.
Mais um treino para a Williams esquecer
Olha o que aconteceu com Lance Stroll? O canadense saiu da pista na curva 12 e ficou pelo caminho no Q1, registrando a último tempo com 1min20s225. Seu companheiro de Williams, o russo Sergey Sirotkin, ficou com o penúltimo tempo. O brasileiro Felipe Massa estava nos paddocks e, antes mesmo do treino, disse que estava surpreso com o desempenho deste ano da equipe.
Eles só não vão largar em último porque Brendon Hartley , da Toro Rosso, sofreu um forte acidente no terceiro treino livre e não foi para a pista. Segundo a Sky Sports, ele não correrá no domingo, mas a equipe ainda não se manifestou oficialmente.
Fonte: UOL