
MANAUS – A Polícia prendeu, no domingo (15), Marcos André Pardo do Monte, de 38 anos, por maus-tratos contra um cachorro da raça Shar-pei. O crime ocorreu no dia 16 de outubro, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
A prisão foi realizada no bairro Novo Aleixo, também na zona norte. De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Dema, a investigação teve início após a denúncia de uma moradora da área, que resgatou o animal em estado grave.
Com a ajuda de uma rede de apoio, a mulher providenciou os cuidados necessários para o cachorro, que estava extremamente debilitado, magro, anêmico, com doença do carrapato e uma lesão que deixava o órgão genital exposto.
Segundo a autoridade policial, em depoimento, Marcos André, que trabalha como freelancer no ramo de frete, afirmou ter recebido R$ 50 de uma mulher não identificada para transportar e abandonar o cachorro.
A Dema segue investigando o caso para localizar a mulher e reforça que crimes ambientais não serão tolerados, e seus responsáveis serão punidos conforme a lei.
A delegada informou que, com a prisão de Marcos André, este se torna o oitavo caso de prisão preventiva por crimes de maus-tratos neste ano, resultado de um minucioso trabalho investigativo realizado pela equipe da delegacia.
Também foi constatado que o indivíduo já possui antecedentes criminais, incluindo uma prisão por roubo em 2019 e registros de denúncias por ameaças no contexto de violência doméstica.
Marcos André Pardo do Monte responderá por maus-tratos a animais e será encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição do Poder.