Horta Medicinal para benefício dos servidores da Aleam é inaugurada

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) deu início, nesta segunda-feira (4), na Semana do Meio Ambiente com a inauguração da Horta Medicinal denominada ‘Plantado Saúde’.


A iniciativa conta com o plantio de ervas medicinais como hortelã, boldo, babosa, gengibre, cidreira e o capim-santo que poderão ser utilizadas por servidores e dependentes que frequentam a Diretoria de Saúde da Casa.

O projeto é integrado entre as diretorias de Saúde e Geral, Coordenadoria de Esportes, Coordenadoria de Planejamento e Modernização, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação de Desenvolvimento Sustentável.

O deputado Luiz Castro (Rede), disse que o ‘Plantando Saúde’ é a continuação de uma série de projetos desenvolvidos pela Casa, iniciados com o plantio de árvores, seguido do Recicla Aleam – que envolve a reciclagem de pilhas, baterias, óleo de cozinha, pasta de dentes e de escovas, além de papel, papelão e garrafa PET.

“Com isso, a Assembleia passou a ter um mostruário positivo na área ambiental, o que é positivo porque meio ambiente está conectado com a saúde”, disse.

Foto: Divulgação

Segundo Luiz Castro, o cultivo de pequenas hortas caseiras com plantas medicinais visa levar à população a não depender exclusivamente de remédios alopáticos.

“Alem de ser voltado à saúde, faz bem ao meio ambiente, haja vista que se produz mais clorofila e isso é bom para o meio ambiente”, sintetizou.

O diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, apontou como benefícios da horta o fato das plantas darem origem a todos os medicamentos que estão nas drogarias. Sendo o Amazonas o maior celeiro de plantas medicinais, cuja maioria ainda nem foi estudada, o médico disse que a Assembleia dá um passo importante ao começar a resgatar o ‘chá da vovó’, medicação que sempre ajudou no passado e que cura as pessoas.

“Esse procedimento é adotado até hoje em países como a Índia e China, onde se encontra com facilidade farmácias fitoterápicas, que vendem raízes, folhas e sementes transformadas em medicação de fácil acesso”, mencionou.

Foto: Divulgação

Exemplo

Presente no evento, o diretor administrativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Joel Sant’Ana Braga Filho, parabenizou a iniciativa da Aleam em nome do presidente David Almeida (PSB) e da coordenadora de Modernização e Planejamento, Socorro Siqueira, pelo exemplo dado às demais Casas Legislativa do País de ações importantes ao meio ambiente e em defesa da vida do planeta.

“Vou levar para Goiás essas iniciativas que a Aleam do Amazonas está implementando em sua estrutura, com o Recicla Aleam e a Horta Medicinal, assim como os demais projetos, porque sabemos que o futuro do Brasil depende de iniciativas dessa natureza”, frisou.

O coordenador de Esportes da Aleam, José Laan, o idealizador do projeto, disse tudo será feito de forma gratuita. “As mudas serão plantadas e, após colhidas, serão oferecidas à Diretoria de Saúde para disponibilizar aos servidores que precisarem do medicamento”, sintetizou.

Artigo anteriorMulher é executada com 16 tiros no bairro Compensa, em Manaus
Próximo artigoMais 203 pescadores artesanais de caranguejo são capacitados no Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui