Hospital Francisca Mendes amplia atendimento de cirurgias cardíacas por cateterismo

Atendimento de cirurgias por cateterismo passa de 45 para 100/Foto: Michael dantas
Atendimento de cirurgias por cateterismo passa de 45 para 100/Foto: Michael dantas
Atendimento de cirurgias por cateterismo passa de 45 para 100/Foto: Michael dantas
Hospital Francisca Mendes passa a realizar 100 procedimentos cirúrgicos cardiológicos/Foto: Michael Dantas
Hospital Francisca Mendes passa a realizar 100 procedimentos cirúrgicos cardiológicos/Foto: Michael Dantas

A partir desta semana, o Hospital Francisca Mendes, começa a duplicar a oferta de cirurgias cardíacas pelo procedimento de cateterismo, com o atendimento cirúrgico passando de 45 para 100, mensalmente, contemplando adultos, crianças e idosos, medida que faz parte de uma política de fortalecimento e ampliação dos serviços de saúde no Amazonas.

Em março deste ano, o hospital passou a funcionar com uma estrutura moderna e ampliada, fruto de um investimento de R$ 45 milhões, sendo R$ 1,9 milhão de recursos federais.


Ontem, terça-feira (10), o pequeno Arthur Redman, de 3 anos, foi submetido a uma cirurgia de cateterismo para tratar uma cardiopatia congênita chamada comunicação intraventricular (CIV). O diretor geral do Francisca Mendes, Pedro Elias, destacou que método é considerado inovador, pois elimina a necessidade de se aplicar o método tradicional por meio da cirurgia de peito aberto.

Em apenas três horas de procedimento, Arthur saiu da sala de cirurgia com o problema resolvido. A cirurgia é realizada através de cateteres que são introduzidos pelas veias e artérias femorais (vasos da virilha). Através destes, são introduzidas órteses que fecham defeitos, ou balões que abrem válvulas e comunicação. Em 48 horas o paciente está apto a realizar suas tarefas de rotina.

“O grande diferencial deste procedimento está nos equipamentos instalados no novo laboratório de hemodinâmica que permitem uma visibilidade avançada ao médico e maior segurança nos resultados”, disse Elias. O médico acrescentou que o equipamento permite ainda que em uma única intervenção cirúrgica seja possível resolver mais de um problema cardíaco.

Agenda semanal de atendimento – O diretor do hospital informou ainda que, a partir desta semana, a unidade vai trabalhar com uma agenda semanal de atendimento focado principalmente em realizar o cateterismo em crianças que nasceram com algum tipo de doença cardíaca. Ele antecipou que a oferta ainda vai aumentar nos próximos meses com a instalação de mais um laboratório de hemodinâmica. Com isso, o hospital terá três laboratórios e também se consolida como o único do Estado a realizar o procedimento em crianças.

Artigo anteriorProdutores buscam apoio para coibir invasões às fazendas de gado, em Boca do Acre
Próximo artigoPM deflagra operação contra ‘extensa’ organização de roubos e falsificações (MT)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui