HPS da Zona Norte começa a oferecer cirurgias urológicas e proctológicas

Foto: Divulgação/ASS.HPS Zona Norte

No mês em que a campanha Novembro Azul alerta a população masculina para dar mais atenção à saúde, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, unidade da Rede Estadual de Saúde, passa a oferecer cirurgias urológicas e proctológicas. Serão atendidos pacientes que receberam indicação de procedimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Policlínicas e que aguardam a marcação da cirurgia pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
O HPS da Zona Norte é uma unidade do Governo do Amazonas administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). Além das cirurgias urológicas e proctológicas, o HPS Zona Norte oferece cirurgia ginecológica, de vesícula biliar, hérnia e câncer de pele.


Foto: Divulgação/ASS.HPS Zona Norte

Urologia é uma especialidade cirúrgica da Medicina, que abrange o trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Já a proctologia é um ramo que se dedica ao tratamento das patologias do reto e do ânus.

Procedimento na bolsa escrotal, bexiga e vasectomia estão entre as cirurgias que passam a ser realizadas a partir desta semana. Também estão incluídas as cirurgias de ânus, hemorroida, fístulas, fissuras e prolapso retal, explica o coordenador do Centro Cirúrgico do HPS da Zona Norte, Wagner William.

As novas cirurgias, assim como as já oferecidas, são eletivas, ou seja, aquelas cujo diagnóstico indica a necessidade de realização com agendamento prévio, sem caráter de urgência ou emergência. Antes do agendamento são realizados diversos exames e o paciente precisa estar em condições de saúde para passar pelo procedimento cirúrgico.

Wagner William explica que o paciente não deve ir diretamente ao HPS da Zona Norte. Antes, precisa ser encaminhado pela unidade de saúde onde foi diagnosticado. Na UBS ou Policlínica, o paciente recebe a indicação de cirurgia. Nessas mesmas unidades, deve procurar o Sisreg e solicitar que o procedimento cirúrgico seja realizado no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte.

O Sisreg, por sua vez, encaminha o paciente ao ambulatório do HPS Zona Norte, local onde passará por consulta com cirurgião e anestesista, além de outros procedimentos necessários. Depois disso, a cirurgia é marcada e realizada.

Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HPS Zona Norte (92) 3182-9750.

Artigo anteriorEmpresa doa sutiãs especiais para mulheres que retiraram a mama em MT
Próximo artigoUnidades de urgência e emergência funcionarão normalmente no feriado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui