24 pessoas são presas durante operação “Pilar II”, na zona Oeste

Operação Pilar II efetua 24 prisões na zona oeste - Foto: Erlon Rodrigues e Alaison Santos/PC

Manaus – Cinco bairros da zona oeste de Manaus estiveram entre os alvos da Operação Pilar II, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), deflagrada desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (6/2). A ação cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão relativos a diversos crimes, principalmente tráfico de drogas, e terminou com a prisão de 24 infratores.

Desses, 15 foram presos em flagrante por crimes como tráfico e associação para o tráfico, furto e roubo. Outros nove indivíduos foram presos em cumprimento de mandados de prisão por crimes como estupro, homicídio, roubo e violência doméstica. Além das prisões, foram apreendidos 25 quilos de drogas entre maconha, cocaína, pasta base de cocaína e oxi, balanças de precisão, cartuchos de munição, material para a embalagem de drogas e mais de R$ 2 mil em espécie.

Foram apreendidos drogas entre maconha, cocaína, balanças de precisão, cartuchos de munição/Foto: Divulgação

Mais de 400 policiais militares e civis estiveram envolvidos na operação integrada, que contou, ainda, com barreiras de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). O secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, coordenou a ação ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e do delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, destacando o sucesso da operação e a importância da participação da população com denúncias anônimas, que auxiliaram na prisão dos acusados.

“Quero destacar o trabalho da Polícia Civil que iniciou as investigações e da Polícia Militar, que nos deu o apoio para os cumprimentos, além do poder Judiciário. Quero pedir que a população continue nos ajudando, fazendo suas denúncias através do 181, porque é muito importante a participação da sociedade”, disse Bonates.

Os presos em flagrante serão enviados para audiências de custódia. Já os presos por meio de mandado serão encaminhamos para as unidades prisionais do estado.

Materiais apreendidos: embalagem de drogas e mais de R$ 2 mil em espécie/Foto: Divulgação

O delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, considerou que as prisões efetuadas terão um impacto positivo na cidade e na confiança no trabalho das polícias pela população. “É importante destacar que além dos 24 presos, também tivemos a apreensão de um número significativo de entorpecentes e o principal, a operação foi cirúrgica. Mesmo com um grande número de policiais, não houve qualquer reação por parte dos presos”.

Durante abordagem realizada pelo Detran-AM em dois pontos, um no bairro Santo Antônio e outro no bairro da Glória, foram removidos 61 veículos. Esta foi a terceira operação integrada de grande porte coordenada pela SSP-AM, em Manaus, este ano. Em janeiro, ocorreram as Operações “Laborum Meta” e “Pilar I”, em bairros da zona oeste e norte da cidade, totalizando 35 presos, dois menores apreendidos, além de armas, drogas e veículos com restrição de furtos recuperados.
O trabalho integrado continuará sendo realizado, conforme explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte. “Além dessa operação, a Polícia Militar vai continuar realizando operações tanto na capital, quanto no interior do estado”.

Preso por estupro – Também foi preso durante a operação um homem acusado de estuprar duas filhas no interior do estado, e que já tinha um mandado de prisão expedido há mais de um ano. A delegada Deborah Barreiros, do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que coordenou a operação, falou sobre a prisão.

“O caso ocorreu em Barreirinha e o acusado estava há, pelo menos, um ano e meio sendo procurado, acusado dos estupros e foi encontrado no bairro de Santo Antônio”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui