Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 234 mil cães e gatos

Equipes de vacinação antirrábica atuam em mais 10 bairros - Foto: Divulgação/Semsa

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) finalizou a 39ª Campanha de Vacinação Antirrábica Animal com a imunização de 234.544 animais, atingindo 100,09% da meta estimada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Foram imunizados 170.319 cães e 64.225 gatos nas zonas rural e urbana da capital.


As ações da 39ª Campanha foram desenvolvidas na área rural, terrestre e fluvial, atingindo as comunidades localizadas nas calhas dos rios Negro e Amazonas, assim como as localizadas nas comunidades ao longo da rodovia AM – 010 e da BR – 174.

Já a etapa urbana da campanha, iniciada no dia 3 de dezembro de 2018 e encerrada no dia 2 de fevereiro deste ano, contou com a participação de 187 profissionais contratados por meio de processo seletivo para atuação como vacinadores e registradores, utilizando o sistema de vacinação casa a casa nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

A metodologia da campanha também incluiu a oferta da vacina em dois postos fixos para facilitar o acesso dos usuários ao serviço, um na sede do CCZ, no bairro Compensa, zona Oeste, e outro no Shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira.

Equipes de vacinação antirrábica atuam em mais 10 bairros – Foto: Divulgação/Semsa

Segundo o diretor do CCZ, Francisco Zardo, a campanha de vacinação antirrábica realizada anualmente tem como meta imunizar no mínimo 80% da população canina e 100% da população felina estimada no município de Manaus, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“Em Manaus, a campanha atingiu 99,95% da população canina estimada e 100,49% da população felina. São resultados considerados satisfatórios e que dão segurança para a proteção de cães e gatos contra o vírus da raiva e, consequentemente, previne também a raiva humana”, afirma Francisco.

Além das ações de campanha antirrábica, a vacina continua disponível para cães e gatos durante todo o ano. Os interessados podem procurar a sede do CCZ, localizada na avenida Brasil, s/n, bairro Compensa, ao lado do CAIC, das 7h às 17h.

Foto: Divulgação/Semsa.

Zoonose

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o ser humano. É considerada uma zoonose, ou seja, é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, letal em aproximadamente 100% dos casos.

É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. A vacinação anual de cães e gatos é uma medida eficaz de prevenção da raiva nesses animais e, consequentemente, da raiva humana.

Artigo anteriorMuseu do Esporte Olímpico será inaugurado, na Arena da Amazonas
Próximo artigoParaquedistas erram local de pouso e caem em áreas comerciais de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui