Amazonas Polícia

Efetivo de grupamento aéreo da SSP participa de treinamento sobre psicologia

Foto: Divulgação
Avatar
Escrito por Redação 4 Senha

Manaus – Como parte do Programa de Nivelamento Básico Operacional, o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), realiza nesta terça-feira (16/4) no Aeroclube, localizado na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, o treinamento de Psicologia Aplicada a Aviação de Segurança Pública. O efetivo de 28 servidores participa da qualificação.

O objetivo da formação é oferecer métodos de controle psicológico ao profissional que atua diariamente na pilotagem de aeronaves em atividades de Segurança Pública, como policiamento, resgaste e defesa civil, a fim de que eles possam executar de forma segura o trabalho que desenvolvem.

De acordo com o coordenador do curso e responsável pelo Dioa, tenente-coronel Bombeiro, Helliton Silva, o treinamento é importante justamente pela atividade desempenhada por esses servidores ser considerada de grande estresse. “A atividade aérea já tem um risco muito alto, que gera um nível de estresse elevado, triplicando esse risco. É aí que entra a psicologia”, salientou.

O coordenador destaca que o treinamento é mais uma etapa do trabalho de formação oferecido aos servidores do grupamento, que este ano já passaram por atividades de orientação sobre a mecânica das aeronaves, tiro embarcado, entre outros.

Durante a capacitação, que será ministrada por duas psicólogas do setor de Psicologia da Policlínica da Polícia Militar, os servidores serão orientados, por meio do trabalho psicológico, a criarem alertas mentais, formas de identificação de risco e de como reverter situações de crise de maneira correta, sem colocar a operação e os envolvidos em perigo.

A atividade terá uma segunda etapa, a ser realizada nos próximos meses, quando o efetivo participará, individualmente, de entrevistas com as profissionais, para saber como está a saúde mental dos servidores. “Nessas conversas, o profissional vai conseguir saber se o servidor está com alguma situação pessoal que possa influenciar em um baixo rendimento na missão e, também, se o próprio clima organizacional é saudável ou precisa ser melhorado”.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.