Polícia prende quatro pessoas e apreende 300 kg de maconha

Foto: Divulgação

Amazonas – A polícia deflagrou operação na madrugada de segunda-feira (25/03), por volta das 5h, no rio Solimões, nas proximidades de Amaturá, município distante 909 quilômetros em linha da capital, que resultou nas prisões de quatro indivíduo e na apreensão de 300 quilos de maconha do tipo skunk.


Durante a coletiva de imprensa, realizada às 9h30, no prédio da Delegacia Geral, foram apresentados o colombiano Exenhower Vergara Garay, 37; Rivelino Barbosa Gomes, 39; Willas Mangabera da Silva, 35, e Nilton Sales Oliveira, 26, presos durante a ação. Na ocasião, o delegado-geral falou dos trabalhos desenvolvidos em torno da operação.

“Essa é uma investigação que vem sendo realizada permanentemente pelo Denarc, DRCO, com apoio do Fera, por determinação da Secretaria de Segurança de Pública do Amazonas (SSP-AM). Esse é trabalho que estamos desenvolvendo há três meses e iremos continuar com as ações naquela região do Estado”, disse Lázaro Ramos.

Investigação – De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc, após três meses de investigação, os policiais civis lotados no departamento receberam a informação de um que carregamento de entorpecentes sairia por via fluvial do município de Tabatinga com destino a Tefé, na região do Alto Solimões.

Conforme a autoridade policial, a partir dessas informações os policiais civis do Denarc com apoio do Grupo Fera, deslocaram até o local e montaram campana esperando os infratores ao longo do fim de semana. Na madrugada de segunda-feira (25/03), as equipes avistaram uma embarcação suspeita, ao se aproximarem flagraram grandes sacos contendo os tabletes maconha do tipo skunk, totalizando 300 quilos do entorpecente.

Foto: Divulgação

 

“Quando recebemos as informações, conseguimos deslocar as equipes policiais para o município de Amaturá. No momento em que o grupo passou por aquele município, nossas equipes fizeram a abordagem. A droga estava sendo transportada em uma canoa grande. Os quatro infratores estavam fazendo o transporte dessa droga não apresentaram resistência à prisão”, informou Paulo Mavignier.

Mavignier disse, ainda, o destino do material ilícito. “Essa droga seria mantida em uma espécie de base em Tefé, pra que facções negociasse o deslocamento dela para Manaus. Então foi uma atuação cirúrgica, no padrão que o Denarc vem desenvolvendo, de atuação de repressão na fonte, evitando que as drogas cheguem em Manaus e seja pulverizada”, explicou o diretor do Denarc.

Ação Tática – Durante a coletiva, o delegado Juan Valério destacou à atuação do Grupo Fera durante a ação em Amaturá. “O Grupo Fera é o time de elite da Polícia Civil que detém a expertise para atuar em operações de alto risco. Nessa ocorrência, seria necessário meios especiais, como o transporte aéreo, incursão em área de mata, transporte fluvial e, principalmente, resguardar a integridade física dos demais policiais que estavam na missão. Então o Fera trabalha em apoio nessas ações. Felizmente a abordagem fluvial foi feita e de maneira exitosa conseguimos prender os infratores e apreender o material ilícito”, pontuou Valério.

Flagrante: Exenhower, Rivelino, Willas e Nilton foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ao término dos procedimentos cabíveis na base do Denarc, eles serão levados para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irão ficar à disposição da Justiça.

Artigo anteriorGovernador mexe certo, na hora exata e com quem deveria mexer
Próximo artigoSuposto traficante é preso com 700 pinos de drogas no Alvorada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui