
O projeto de reforma e adequação da iluminação pública da cidade de Humaitá, a 592 quilômetros de Manaus em linha reta, está concluído, após a empresa contratada para realizar o trabalho ter entregue a obra nesta semana.
Sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o projeto comporta 3.092 pontos de iluminação, sendo instaladas 1.550 luminárias de LED, numa extensão de 32,68 quilômetros. No total, 11 bairros foram contemplados com a nova iluminação. As três praças principais do município também foram inclusas no projeto. O valor do investimento na reforma e adequação da iluminação é de R$ 12, 8 mil.
A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, lembrou que, a princípio, somente as ruas da cidade seriam contempladas com as novas lâmpadas, entretanto, após um pedido da Prefeitura do município, o projeto inseriu as praças principais para recebimento das lâmpadas.
Entre as inovações, o projeto oferece a tecnologia de telegereciamento, que é a automação das luminárias das vias públicas, que podem ser programadas para ficarem ligadas por determinado período de tempo ou mesmo em potencial mais baixo, conforme a necessidade de uso.
A secretária adiantou que a empresa contratada para realizar o serviço entregou o trabalho nesta semana e disponibilizou funcionários para treinarem funcionárias daPrefeitura do município para utilizarem a tecnologia.
Ainda segunda Waldívia Alencar, um dos maiores benefícios da nova iluminação de Humaitá é que a vida útil das lâmpadas terá um tempo maior e o valor do consumo da energia elétrica será menor.
“A economia do município será beneficiada, assim como a questão da segurança, afinal locais públicos iluminados inibem ação de pessoas com más intenções. E beneficiar a população do Estado é o objetivo primordial do Governo do Estado”, finalizou.
Será que foram implantados 3.092 pontos de iluminação e instalados 1.550 luminárias de LED, numa extensão de 32,68 quilômetros??
Seria muito racional que MP-AM e próprio Governo do Estado realizassem uma fiscalização. O que a população diz é que a empresa de propriedade do irmão do prefeito Dedei Lobo fez o trabalho pela metade e que uma parte dos R$ 12, 8 mil sumiram durante a campanha passada.
No total, 11 bairros foram contemplados com a nova iluminação. Acho que o correto seria umas poucas ruas foram contempladas. Para confirmar é só fazer um rápido passeio pela cidade.
Com a palavra a Justiça.