
No dia 13 de setembro, o Ibama, por meio da brigada do PREVFOGO e com o apoio de comunidades locais, controlou dois incêndios que ameaçaram as comunidades e o turismo sustentável na região do Igarapé Caramuri, no lago Maçarico, próximo ao Rio Juma, em Careiro -SOU. Os incêndios já destruídos destruíram 6.000m² de floresta e avançaram em direção a residências e pousadas da área, gerando grande preocupação.
As denúncias apontam que os incêndios foram de origem criminosa, com imagens que reforçam essas acusações. A comunidade Brasil 2 foi a responsável por acionar a brigada, que se deslocou até o local utilizando uma voadeira. No combate ao fogo, foi aplicada uma técnica de formação de linha de defesa, com o uso de uma mangueira conectada a um motor bomba, que puxava água diretamente do rio.
A Brigada Recreio/São Félix, composta por 21 brigadistas indígenas treinados e contratados pelo Ibama, foi fundamental na contenção do fogo. Esses brigadistas atuam nas terras indígenas da região, nos municípios de Autazes e Careiro, reforçando a proteção das florestas e das comunidades locais.
Para mais informações sobre as ações do Ibama, os específicos podem acompanhar atualizações diretamente no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/LFsrl8VeAxKHecZxNu2JYR